ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mosaic Fertilizantes ingressa no mercado de insumos para produção orgânica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

O fosfogesso, também conhecido como gesso agrícola, da Mosaic Fertilizantes, produtora global de fosfatados e potássio combinados, acaba de ser certificado para uso na produção orgânica, pelo IBD - a maior certificadora de orgânicos da América Latina.

“Recebemos a certificadora em nossa unidade de Uberaba (MG), que observou e avaliou questões como controle de qualidade para atendimento às garantias mínimas estabelecidas em lei e pelos órgãos de controle, rastreabilidade da produção, validação dos estudos de eficácia realizados para garantia das qualidades divulgadas pela empresa e atendimento às normas ambientais, trabalhistas e regulatórias”, afirma Bruno Benatti, gerente de produtos da Mosaic Fertilizantes. Com o selo, a unidade poderá fornecer o insumo a produtores de orgânicos, que possuem como premissa utilizar somente matérias-primas certificadas.

Integrando conhecimento agronômico e inovação, a empresa investe em tecnologias e novas soluções que promovem a saúde do solo e maximizam o potencial genético das plantações. “O fosfogesso entregue ao mercado é um produto já conhecidos pelos agricultores e pecuaristas. Agora, com a certificação, a Mosaic Fertilizantes pretende ampliar sua atuação e mostrar ao mercado de orgânicos os seus diferenciais”, diz Bruno Benatti.

Só em 2021, a Mosaic Fertilizantes entregou 4,8 milhões de toneladas de gesso agrícola ao mercado para aplicação em lavouras de cana-de-açúcar, soja, milho, trigo, feijão, algodão, café, citrus e pastagem. O gesso agrícola comercializado pela empresa é originado da rocha fosfática, também utilizada para a produção de fertilizantes fosfatados, amplamente utilizados na nutrição de cultivos agrícolas.

Atuando diretamente na construção do perfil dos solos de forma a complementar a nutrição das plantações com nutrientes fundamentais, o gesso agrícola é um condicionador de solos insubstituível na agricultura. Sua utilização reduz a incidência de elementos indesejáveis ao metabolismo vegetal, especialmente o alumínio presente nas camadas subsuperficiais, e fornece nutrientes como Cálcio e Enxofre, que contribuem com o desenvolvimento das lavouras; gerando melhora do equilíbrio nutricional e ativando a obtenção de raízes mais profundas e volumosas.

Além dos benefícios agronômicos como melhoria da qualidade do solo, a aplicação do gesso agrícola contribui com a redução da contaminação ambiental. “Os resultados são notados pela maior absorção de água e de outros nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das culturas, especialmente no inverno, quando há deficiência hídrica”, explica Benatti. O fosfogesso também tende a incrementar os estoques de carbono no solo, proporcionando aumento da qualidade à terra, trazendo mais produtividade agrícola e pecuária, otimizando a utilização das áreas.

A Mosaic Fertilizantes também tem estudado outras aplicações para o produto. Com esse objetivo, estabeleceu um convênio com a Prefeitura de Uberaba, em abril, para avaliar o uso do fosfogesso em aterro sanitário em substituição ao solo virgem. “Nosso objetivo é verificar os ganhos ambientais, uma vez que esse material pode acelerar a decomposição da matéria orgânica. Se forem atendidas as expectativas de resultado, a solução trará maior economia para o poder público e mais segurança na gestão de resíduos”, explica Walter Martins, especialista em Desenvolvimento de Mercado na empresa. 

Mais informações: www.mosaicco.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures