Misturar café com leite diminui absorção de cálcio?

Segundo o Dr. Darcy Lima, coordenador científico do Programa "Café e Saúde", a cafeína não atua como um quelante do cálcio, impedindo a absorção de cálcio. O cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitaminas de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Ao contrário do que muita gente imagina, o consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose, como afirmam alguns nutricionistas desinformados, que defendem teorias sem base científica ou algum estudo de referência. Um conceito errado entre muitos profissionais de saúde é o de que a cafeína interfere na absorção do cálcio, diminuindo-a, podendo assim causar osteoporose. Trata-se de algo totalmente infundado.

Segundo o Dr. Darcy Lima, coordenador científico do Programa "Café e Saúde", a cafeína não atua como um quelante do cálcio, como o antibiótico tetraciclina, que impede a absorção de cálcio. O cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. Caso precisemos de mais cálcio, o intestino apenas aumenta sua absorção. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas.

Denúncias iniciais levantaram a suspeita de que o consumo de cafeína pudesse ser responsável por uma maior incidência de osteoporose e fraturas em idosos, mas diversas pesquisas modernas esclareceram esta dúvida inicial. O risco de fratura do quadril apresenta uma modesta relação com o consumo de doses elevadas de cafeína, superiores a cinco xícaras diárias (acima de 700 mg de cafeína por dia) em alguns estudos enquanto que outros concluem que não existe relação entre o consumo de cálcio, leite, fósforo, proteínas, vitamina C e cafeína e fraturas do quadril.

Também concluem que exercícios recreacionais na infância e adolescência parecem ajudar a proteger contra este tipo de fratura. A menopausa está associada a uma diminuição da densidade óssea e osteoporose, que pode ser agravada pelo tabagismo, pois este diminui a absorção de cálcio.

O consumo moderado de cafeína não possui relação com o problema, mas o consumo exagerado de cafeína deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa, isto é, de doses acima de 500 mg diários de cafeína pode influir na ocorrência de osteoporose, mas apenas nas mulheres que consomem uma quantidade inferior a 800 mg de cálcio na dieta .

A falta de consumo diário de leite pode estar relacionada a uma maior incidência de osteoporose em idosos, algo que pode até ser prevenido com duas a três xícaras diárias de café com leite. O Dr. Darcy Lima, Ph.D. em medicina, recomenda leitura para quem quiser saber mais a respeito do tema: um estudo dos primeiros americanos que criticaram o café e em seguida reformularam sua opinião, comprovando que o consumo de café não está relacionado à menor absorção de cálcio. (em inglês)
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.