ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério da Agricultura apoia ações de expansão do café brasileiro nos mercados internacionais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC), o consumo mundial da bebida deve atingir a marca de 178,5 milhões de sacas de 60 kg no período de 2022/2023. Nesse contexto, o Brasil se destaca como o maior exportador da commodity, com o envio ao exterior de 35,626 milhões de sacas no ano safra 2022/2023, alcançando uma receita cambial de U$ 8,135 bilhões de dólares, conforme o relatório divulgado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Dentre os 133 países que importam o café brasileiro, os Estados Unidos e a Alemanha se mantêm como os principais destinos, com fatias significativas de 18,3% e 14,7%, respectivamente. A Itália, com 8,1%, a Bélgica (5,4%) e o Japão (5,2%) também figuram como importantes mercados para o café brasileiro.

Esse cenário reforça a relevância da cultura para a economia brasileira, já que o setor cafeeiro ocupa a quarta posição no Valor Bruto da Produção (VBP) dos produtos agrícolas no país, contribuindo com R$ 52,53 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os ganhos advindos dessa indústria representam 6% da receita total da produção agrícola brasileira, que atingiu R$ 868,96 bilhões em 2022.

Apoio ministerial

Nesse contexto, a promoção do café brasileiro no exterior torna-se essencial para manter e expandir o mercado internacional, impulsionando a economia do país. Ações de promoção buscam aumentar a visibilidade e a reputação dos cafés brasileiros nos mercados globais, conquistando novos consumidores e fidelizando os já existentes.

Interessado na expansão dos horizontes do mercado, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, tem dedicado atenção especial ao setor cafeeiro, tanto na produção quanto na indústria. Recentemente, Fávaro fez solicitações especiais, com destaque para o lançamento do Café do Governo, que se tornou o presente oficial do Brasil para comitivas internacionais. Além disso, o ministro requisitou ao Conselho Nacional do Café (CNC) – representante da produção de café brasileiro – a preparação de caixas contendo cafés de diversas origens produtivas, destinadas a presentear chefes de estado durante uma viagem especial da comitiva brasileira ao exterior.

“Associações e cooperativas se empenharam para oferecer cafés produzidos em praticamente todas as regiões brasileiras, todos com alta pontuação. O resultado foi muito positivo. Nosso ministro irá presentear chefes de estado com o que de melhor temos na cafeicultura brasileira, cada embalagem contendo um QR Code indicando a origem do café”, enfatizou Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Para ele, Carlos Fávaro está demonstrando um interesse diferenciado no setor cafeeiro e tem contribuído para a abertura de novos mercados no exterior. “A valorização do café brasileiro como presente oficial do país a comitivas internacionais e o cuidado com a seleção dos cafés para presentear chefes de estado reforçam a importância desse produto no contexto das relações exteriores do Brasil. A iniciativa do ministro promove a divulgação e a apreciação da diversidade e qualidade dos cafés brasileiros, ampliando as oportunidades comerciais para o setor cafeeiro nacional”, finalizou Silas Brasileiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures