MG: será intensa a seca deste ano em Três Pontas?

As chuvas neste ano têm sido mais bem distribuídas que no ano passado, e com isto o déficit hídrico é bem menor neste momento. A partir de agora, as chuvas deverão escassear, mas não há previsão de ausência total de precipitações até o final de junho. Apenas o mês de julho deverá ser bem seco. As chuvas deverão voltar dentro de seu período normal, entre o final de setembro e decorrer de outubro.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Ronan Carvalho Jorge, Três Pontas/MG: Gostaria de saber se a intensidade da seca de 2008 será igual à de 2007. Abraços.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Longe disso, prezado Ronan.

Para começo de conversa, choveu em Três Pontas até o último final de semana, algo que não foi observado no ano passado. As chuvas neste ano de 2008 têm sido mais bem distribuídas que no ano passado e com isto o déficit hídrico é bem menor neste momento.

No ano passado, choveu 675mm entre janeiro e maio, sendo que a maior parte da chuva caiu em janeiro. Mesmo assim, os cinco primeiros meses do ano fecharam com desvio negativo de 80mm. Já neste ano, já choveu 865mm, sendo que os meses de janeiro, fevereiro, março e abril foram bem chuvosos. O desvio é positivo e passa dos 110mm neste momento.

A partir de agora, as chuvas deverão escassear, mas não há previsão de ausência total de precipitações até o final de junho. Apenas o mês de julho deverá ser bem seco. E no semestre que vem, com uma situação de neutralidade climática (a Niña está enfraquecendo a olhos vistos), deveremos ter a volta das chuvas dentro de seu período normal, entre o final de setembro e decorrer de outubro.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.