ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

E as normas trabalhistas no campo?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Natália Camoleze

Desde o ano passado circula na mídia informações sobre uma produção de café especial, que empregou, durante a colheita, trabalho análogo a escravidão. Segundo publicação do jornal Folha de São Paulo, uma equipe do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (Gmóvel), do Ministério do Trabalho, resgatou em julho do ano passado, três mulheres e quatro homens em uma propriedade da empresa Fazendas Klem Importação e Exportação de Cafés, em Manhumirim, na Zona da Mata (MG). 

Segundo depoimentos prestados, o grupo de sete trabalhadores é de Caetanos, região centro-sul da Bahia. Eles foram colher o café em uma fazenda diferente da qual relatada, que seria uma área plana, mas na verdade era mais íngreme. A moradia estava completamente suja, sem condições de uso e que não houve fornecimento de material de proteção e de abrigo para alimentação enquanto estavam na lavoura. Ao todo são 15 autos de infração. 

Entramos em contato com a Fazendas Klem e recebemos a nota de esclarecimento, que afirma que os fatos narrados não retratam acontecimentos e situações sucedidas na prestação de serviço da colheita de café e que a fotografia divulgada não é de nenhum imóvel localizado na propriedade, nem o local onde os colaboradores residiram. 

“No que tange às informações quanto ao posicionamento político do sócio César, entendemos que não há relação com o desenvolver das atividades da empresa, bem como patente que a opção por determinado partido político não evidencia suas convicções pessoais. Além disso, em nítido ataque ao seu posicionamento, teve o perfil rackeado e sua conta está fora do ar. Destaca-se que a reportagem (da Folha de São Paulo) foi publicada baseando-se em depoimentos e versões unilaterais, sem que fosse oportunizado à empresa direito de defesa e/ou esclarecimentos, contendo, desta forma, diversas inverdades e interpretações errôneas dos fatos, os quais objetiva-se esclarecer a seguir. Apesar de ter ocorrido uma fiscalização pelo Ministério do Trabalho, o procedimento administrativo ainda está em curso, sem qualquer condenação definitiva de qualquer irregularidade. Portanto, considerando que a empresa tem como premissa a transparência e confiança com seus clientes e parceiros, faz-se da presente para esclarecer que não tem relação com a ação fiscal veiculada em reportagem midiática hostil, em que intenta, a todo custo, relacionar estes empregadores a práticas desonrosas, as quais não são fidedignas”, destaca o comunicado.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que há 13 anos Minas Gerais é líder do país nesse tipo de registro, tanto em número de trabalhadores quanto de operações, em 2022, foram 1070 pessoas resgatadas nessas condições no estado, o que equivale a 41,7% do total observado no Brasil. Instituições mineiras buscam entender e combater os problemas trabalhistas no campo.

Em segundo lugar está Goiás, com 271 trabalhadores inspecionados, seguido por Piauí, com 180 resgatados. 

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais)  capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado e conta com uma cartilha para orientar os produtores sobre os cuidados durante a colheita. 

O início da história do café no Brasil, no século XVIII é ligado a escravidão, infelizmente 300 anos depois a prática ainda persiste em alguns locais 

Em entrevista o Coordenador da Oxfam Brasil, Gustavo Ferroni, destaca que os trabalhadores da colheita chegam nas propriedades com dívida da viagem, valor da comida que seria subsidiado e depois tem que pagar, série de custos o que em alguns lugares inclui o equipamento de segurança. 

O relatório da Oxfam apresenta uma rotina de violações de direitos básicos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados que atuam nas plantações de café de Minas Gerais, como trabalho análogo à escravidão, baixos salários, desrespeito aos direitos das mulheres e falsas promessas que levam esses trabalhadores a condições de extrema vulnerabilidade. 

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos e independente, criada em 2014 para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades, conta com 21 membros que atuam em 87 países pelo mundo, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária. O relatório está disponível aqui

Nesses últimos anos, o consumidor tem buscado informações sobre a qualidade do produto e do produtor. O conceito de “responsabilidade social” foi se transformando e hoje o nome de ESG (Environmental, Social and Governance) faz parte de muitas discussões. 

A sigla ESG corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais e cabe às empresas adotarem ou não.  


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures