No dia 13 de novembro de 2007, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) realizou o primeiro encontro com partes interessadas nos processos de certificação agrícola do café da região do sul de Minas Gerais, no município de Varginha. O objetivo da reunião foi esclarecer o trabalho realizado pela instituição através da certificação agrícola da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) em propriedades de café na região. No Sul de Minas existem, atualmente, quatro propriedades certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável: Ipanema Agrícola S/A (Alfenas); Sete Cachoeiras (Três Pontas); Lambari (Poços de Caldas) e Recanto (Machado).
A reunião foi direcionada a órgãos ambientais, ONG's, sindicatos de trabalhadores e cooperativas de produtores. Estiveram presentes representantes do Emater de Varginha e Alfenas, Sindicato dos Trabalhadores de Três Pontas, Sindicato de Trabalhadores de Machado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alfenas, e a União dos Pequenos Produtores de Café Especiais dos Martins (UNIPCAFEM).
Durante o encontro, os participantes foram informados sobre o trabalho do Imaflora com certificação agrícola, as propriedades produtoras de café que são certificadas na região, como é feita uma auditoria, o que é avaliado pela certificadora e como as partes interessadas podem participar deste processo.
Esta iniciativa faz parte dos diferentes mecanismos que o Imaflora está construindo para ampliar o contato com instituições locais que possam colaborar nos processos de certificação, através de comentários, críticas e sugestões referentes às propriedades certificadas e ao processo de certificação.
As informações são do Imaflora.
MG: Imaflora discute certificação de café
No dia 13 de novembro de 2007, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) realizou o primeiro encontro com partes interessadas nos processos de certificação agrícola do café da região do sul de Minas Gerais, no município de Varginha. O objetivo da reunião foi esclarecer o trabalho realizado pela instituição através da certificação agrícola da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) em propriedades de café na região. No Sul de Minas existem, atualmente, quatro propriedades certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!