Marco de La Roche fala sobre mixologia e café

A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Marco de La Roche, barista que atua como barman mixologista, a respeito de sua profissão e a participação da bebida café. Acesse e confira!

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Marco de La Roche, barista que atua como barman mixologista, a respeito de sua profissão e a participação da bebida café.

Marco de La Roche conquistou o Bicampeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirts e participou de campeonatos mundiais.



Destaques da entrevista:

"Trabalho com bares há mais de 8 anos, já representei algumas marcas como a Absolut Vodka, e hoje represento uma marca de tequila."

"A Drinklab é minha empresa de consultoria para bares, restaurantes e cafeterias."

"A palestra ministrada no Espaço Café Brasil foi voltada para mixologia, que é o estudo científico, técnico e histórico das combinações de ingredientes. O profissional de bar tem passado por grande evolução nos últimos anos. Enquanto a cadeia produtiva de café se atualiza e se renova o bar tem que acompanhar, para poder acompanhar a qualidade que hoje é apresentada pelas empresas."

"A DrinkLab fornece cursos de especialização dentro do mercado de coquetelaria, bartender e barista. A equipe recebe um treinamento e acompanhamento por consultores."

Saiba mais:

Mixologia molecular é o novo conceito que toma conta da coquetelaria no Brasil e no mundo. Bartenders modernos trabalham processos como emulsificação, esterificação e outros com espumas para criar verdadeiras obras de arte sensoriais nos copos e nas taças

A mixologia molecular envolve várias matérias-primas. Esse universo também pode incluir o café, bebida amada pelos brasileiros que possui uma imensidão de aromas e sabores a serem explorados pelo novo conceito. Marco De la Roche tem no café um dos grandes desafios para criar drinques moleculares. Para ele, é um produto fantástico a ser trabalhado. "As pessoas acham que o café tem que ser preto, líquido e caber na sua mão. Imagina transformar o café em uma película, o leite em esferas ou fazer um caviar de café. A princípio, tem que ficar tão gostoso quanto a versão líquida."

Para De la Roche, é possível trabalhar outros ingredientes com o café, longe da mesmice de produtos como baunilha, caramelo, avelãs, chocolate, entre outros. "É criar aromas nunca feitos, desconstruindo o conhecido", diz o profissional. Uma das disciplinas é sobre técnicas de mixologia molecular aplicadas ao café. "Temos que pesquisar e testar. Acontecem muitos erros antes dos acertos", diz. (Informações da Revista Espresso)
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.