ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapeamento aponta inovação para setor agro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um mapeamento de AgTechs, elaborado pela Liga Insight em parceria com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e Inovajab, Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), aponta que atualmente 20% dos negócios das startups brasileiras com foco no agronegócio são voltados para as inovações.

O mapeamento aponta que, no País, o número de startups atuantes no setor chega a 307, agrupadas em 18 diferentes categorias. Deste total, além dos 20% destinados à gestão de fazendas, as startups que desenvolvem soluções em Biotecnologia, Hard Sciences e Bionergia representam 11%, seguidas pela categoria VANTs (veículos aéreos não tripulados), Drones e Geoprocessamento (10%) e E-commerce, Marketplace e Economia Compartilhada (10%).

Para o gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, Eduardo Cicconi, a agropecuária responde por aproximadamente 24% do PIB do Brasil e vem buscando soluções que contribuam para que o setor consiga atender à crescente demanda dos consumidores.

“Estudos apontam que o crescimento populacional será de 33% até 2050, o que significa que a produção de alimentos terá que aumentar cerca de 70% para atender essa demanda. Esse é apenas um dos motivos para que sejam desenvolvidas soluções inovadoras que contribuam para minimizar os gargalos do setor”, diz.

Para ele, a chegada de tecnologia é importante para modernizar o agronegócio, dando mais competitividade ao setor. “Existem muitas soluções sendo geradas no âmbito da academia que, quando transformadas em inovação, são capazes de reduzir custos operacionais para o empresário, movimentando toda uma cadeia produtiva”, diz. “Hoje, além de uma dificuldade de conexão com investidores, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas startups é na conexão com as grandes empresas. Ainda vemos uma certa resistência de parte das corporações em expor quais são os problemas enfrentados por elas”, enfatiza.

Mapeamento

Sobre o mapeamento, Denise Arruda, pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Supera Parque, explica que o primeiro objetivo foi o de entender o ecossistema de inovação no Brasil. “Se há um tema em que o Brasil pode ter um dos maiores campos do mundo para fomentar e desenvolver inovação é o setor agropecuário. Entretanto, as informações ainda estão bem dispersas”, completa.

Denise enfatiza que a ideia inicial foi o de responder algumas perguntas como: quais são as principais tendências do setor? O que as startups estão produzindo? Quais são os serviços que elas oferecem? “A resposta dessas perguntas permitirá articular e otimizar a interação entre os players do agronegócio nacional”, explica.

Para que o mapeamento fosse possível, o grupo de trabalho realizou pesquisas em estudos e relatórios já publicados, banco de dados e outras fontes, como agências de fomento, editais de premiação e portfólios de incubadoras. “Chegamos ao total de 750 startups. Entretanto, foram aplicados alguns filtros que verificaram, por exemplo, se as startups eram de base tecnológica ou se pertenciam apenas a cadeia de valor do agronegócio. Isso fez com que chegássemos ao número de 307 empresas inovadoras de base tecnológica atuantes no setor”, comenta Denise.

O estudo está disponível no site da Liga Ventures. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures