Mapa anuncia opções privadas para 6 milhões de sacas
Foi aprovado ontem pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, o lançamento de opções privadas para o café da safra 2007/2008. A previsão é de lançamento de opções para até 6 milhões de sacas.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu da Costa Lima, o lançamento das opções privadas consolida a política anticíclica adotada pelo governo federal, que é composta por três ações: transparência na formulação da política e na divulgação das informações de estoque, safra, mercado etc; financiamento para estocagem de café por prazo de até 18 meses, de forma a viabilizar o deslocamento de estoques, em função da bienalidade; e lançamento de opções privadas, como sinalizador de preços futuros para o mercado.
Lima acredita que com o lançamento das opções e a oferta de recursos para a estocagem será possível o setor produtivo fazer uma comercialização uniforme, com melhoria de renda para toda a cadeia.
Como funciona:
O contrato privado de opção dá o direito, mas não a obrigação, do detentor da opção (produtor ou cooperativa) vender o produto para o lançador das opções de venda (comerciantes ou indústrias de beneficiamento), este sim, obrigado a comprar pelo preço estipulado no contrato.
O exercício da opção somente ocorrerá se, na data do vencimento, o preço de mercado estiver abaixo do preço de exercício do contrato. Se o preço estiver acima, o detentor da opção vende no mercado. O prêmio funciona como o prêmio de um seguro, com o qual o detentor da opção terá arcado em troca da segurança de que não teria que vender abaixo do preço garantido no contrato.
Fonte: Equipe CaféPoint, com informações da Divisão de Imprensa da Assessoria de Comunicação Social do Mapa
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

VARGEM ALEGRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 04/04/2007
<i> Obrigado pela participação, Luiz</i>
Na verdade, o governo apenas anunciou que, em maio, lançará contratos de opções privadas de venda de café.
Através desses contratos, o produtor, pagará um valor (como se fosse um prêmio de um seguro) para ter a opção (ou direito, não ficando obrigado) de vender seu produto pelo preço acertado a um comprador, que receberá esse valor (prêmio) e terá, este sim, obrigação de comprar por aquele preço.
Os valores dos prêmios e os preços de exercício das opções serão definidos na época do lançamento. Os 200 milhões anunciados deverão servir para financiar e/ou subsidiar os prêmios.
Saudações,
Renato Fernandes