ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Líderes mundiais do café assumem compromissos importantes durante Fórum

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/09/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 8 de setembro, a Organização Internacional do Café (OIC) liderou seu 3º Fórum de CEOs e Líderes Globais (CGLF), com o objetivo de criar um ‘diálogo setorial’ com indivíduos de toda a cadeia de valor do café, incluindo executivos, produtores, comerciantes, torrefadores, varejistas, líderes políticos, parceiros de desenvolvimento e membros da sociedade civil.

Juntos, eles examinaram os resultados do trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café (CPPTF) e identificaram compromissos mensuráveis em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Isso foi feito com o objetivo de criar um futuro sustentável para os produtores e para o setor cafeeiro em geral.

O CPPTF busca criar um diálogo público e privado para mobilizar esforços e recursos que elevarão os indivíduos existentes, promoverão iniciativas de sustentabilidade do setor cafeeiro e preencherão as lacunas do setor onde não existem iniciativas.

O fórum abordou a volatilidade dos preços do café e sua relação com eventos climáticos extremos. A CGLF reiterou o compromisso dos membros de trabalhar com a OIC para resolver essas "fraquezas estruturais" do setor cafeeiro a fim de garantir o crescimento sustentável e a prosperidade.

Os principais compromissos incluem fortalecer ainda mais a colaboração em todo o setor cafeeiro e olhar além das cadeias de abastecimento específicas para uma abordagem jurisdicional e paisagística para enfrentar os desafios dos cafeicultores.

A CGLF também concordou em fortalecer o espaço de intervenção pública, trabalhando para criar condições equitativas e transformar o setor cafeeiro, e para fortalecer ainda mais a Força-Tarefa Público-Privada do Café da OIC como um espaço comum de diálogo e ação para o setor cafeeiro.

O último compromisso importante era concentrar-se nas áreas de enfoque sugeridas pelo CPPTF, incluindo a renda viva e próspera dos agricultores, transparência de mercado, financiamento de mercado, construção de sistemas cafeeiros sustentáveis resilientes e gênero, diversidade e inclusão.

Um discurso de abertura foi feito pelo Professor Jeffrey Sachs, Diretor do Centro para Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia e Presidente da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com intervenções do Brasil, da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Starbucks e Volcafe. Ele expressou a necessidade de uma ação urgente, pois “o desenvolvimento sustentável não surge das forças de mercado; ao contrário, surgirá de parcerias entre governos, comunidades e empresas de uma forma muito mais complexa do que hoje”.

Jeffrey Sachs sugeriu que o setor cafeeiro deveria se concentrar em seus bens compartilhados, na forma do ODS da ONU, trabalhar em conjunto e colaborar com instituições internacionais de desenvolvimento. Tudo isso aliado a uma intensa discussão sobre como encontrar uma solução permanente para a volatilidade dos preços do café, inspirou o público da CGLF.

A CGLF planeja se reunir novamente no início de setembro de 2022, juntamente com a Conferência Mundial do Café que será realizada em Bangalore, Índia.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint