ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Levantamento destaca mudanças climáticas e de volume da safra brasileira de café em 2023

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/01/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho Nacional do Café (CNC) recebeu um relatório sobre o volume de produção do café brasileiro, com dados obtidos através da realização do “Rally da Safra de Arábica 2023”. Segundo o Conselheiro do CNC e presidente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, o levantamento foi feito por uma equipe de engenheiros agrônomos, que percorreu 2.080 km nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, dos dias 16 a 20 de janeiro deste ano.

Os especialistas apontaram uma estimativa de produção de café arábica entre 38,25 e 41,3 milhões de sacas de 60 kg sendo colhidas no Brasil na safra 2022/2023. “Esses dados são extremamente coerentes, pois se somarmos com a média de produção do café canéfora (conilon), que é de cerca de 17 milhões de sacas (segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab), chegaríamos a algo em torno de 55 milhões de sacas, coincidindo com os números apresentados pela Conab, o que consideramos muito próximo do que será realizado”, analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.

O estudo destaca que as mudanças observadas no clima nos últimos anos têm sido catastróficas e, assim, é muito cedo para considerar até quando teremos chuvas, sendo importante aguardar até pelo menos o início da colheita. Além disso, fundamental será acompanhar se as chuvas ocorrerão, mesmo que eventuais, no período de seca, que poderá ser ou não prolongado, com reflexo na abertura da florada e sua fixação. “O recomendável é esperar o momento certo para falar em safras futuras”, explica Silas Brasileiro.

O CNC apoia ações e projetos como o “Rally da Safra de Arábica” e vê como uma boa opção para mostrar a realidade da produção brasileira ao mercado. O Conselho Nacional do Café tem trabalhado junto ao governo, ao longo dos anos, para o fortalecimento da Conab como fonte oficial de estatísticas. “E agora, mais do que nunca, buscaremos no novo governo alcançar esse objetivo para dar crédito ao mercado por parte do produtor de café do Brasil. Na atual gestão da Conab, vimos uma publicação coerente com a realidade, contudo, a colheita do volume previsto ainda dependerá da condição climática”, finaliza o presidente do CNC.

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures