Gostaria de saber como será o clima nesse trimestre que irá entrar (maio, junho e julho), será muito chuvoso ou seco? E a temperatura: muito baixa ou mais alta?
Celso Oliveira, meteorologista da Somar:
"Prezado Rodolfo,
Depois das fortes chuvas registradas neste fim de abril, o acumulado diminui em maio. Estima-se algo entre 50mm e 70mm, com as primeiras precipitações acontecendo apenas depois do dia 10. A madrugada desta terça-feira, dia 01, teve mínima em torno dos 3°C, mas com baixo potencial para geadas nas áreas produtoras do centro e norte do Paraná. De acordo com o CPTEC/INPE, uma nova onda de frio deve chegar ao Paraná por volta do dia 12 de maio, com mínima próxima de 5°C (sem geadas). Ainda há previsão de um terceiro declínio de temperatura em 30 de maio, com mínima em torno dos 4°C (também sem geadas).
Junho será um mês chuvoso, com acumulado entre 150mm e 170mm. Mesmo com o maior acumulado de chuva há previsão de frio intenso por volta dos dias 12 e 21 de junho. Por conta da antecedência, ainda não é possível saber qual a temperatura e o potencial para geadas nestas duas datas. Apenas sabe-se que a temperatura irá cair de forma acentuada.
Por fim, julho será parecido com o ano passado. Ou seja, com bastante chuva. Estima-se acumulado em torno dos 200mm e temperaturas mais baixas por volta de 10, 15 e 25 de julho."
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |
Acompanhe nosso boletim semanal