ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inovação e sustentabilidade são tendências de consumo no mercado de cafés

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Kaneto

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o globo. Mesmo com a pandemia de Covid-19 que afetou os países principalmente entre 2020 e 2021, o grão continuou sendo apreciado por diversas faixas etárias. A mudança significativa foi vista em como as pessoas passaram a degustá-lo.

Este foi um dos assuntos debatidos no primeiro dia de Semana Internacional do Café, principal evento brasileiro do setor que começou na última quarta-feira (10) e acontece até a sexta (12). O painel “O que impactou a pandemia no consumo de café - Mudanças de comportamento” contou a presença de Rodrigo Mattos, analista de bebidas quentes da Euromonitor International, e James McLaughlin, CEO e presidente da Intelligentsia Coffee, dos Estados Unidos. 

Mediado por Vanusia Nogueira, diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o bate-papo começou com James compartilhando suas experiências sobre a mudança de consumo dos norte-americanos. De acordo com ele, com o fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia, o público passou a apreciar a bebida em casa, dando preferência aos métodos mais práticos. “Descobrimos que uma boa alternativa de praticidade era o café pronto para beber”, contou.

O empresário também relatou que, antes da pandemia, o forte consumo se dava em bairros empresariais. Hoje, mesmo com as pessoas voltando a frequentar cafeterias e restaurantes, o movimento maior continua sendo nos bairros residenciais. “Cada vez mais consumidores nos Estados Unidos pagam por serviços semanais de entrega de café”, apontou.

Em sua cafeteria, a Intelligentsia Coffee, James apostou em canais de comunicação para educar os consumidores a como preparar e consumir bons cafés em casa durante o período de isolamento. Ele acredita que mesmo com as vendas voltando a crescer semana após semana, o ato de tomar café no lar veio para ficar. 

Aqui no Brasil, o cenário não é muito diferente. Rodrigo Mattos destacou que apesar da retomada, ainda estamos longe de recuperar o que perdemos em 2020. Porém, a boa notícia é que o mercado brasileiro é um dos que possuem maior perspectiva de crescimento nos próximos anos.

O analista de bebidas quentes da Euromonitor International mostrou que a preferência atual do público nacional é por produtos que respondem à necessidade de comodidade. Em sua apresentação, Rodrigo explicou que os cafés solúveis, torrado & moído e, principalmente, o café em grãos apresentam uma tendência de alta para 2022. 

Além da praticidade, outro ponto destacado foi a sustentabilidade. Segundo Rodrigo, o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente, optando por produtos que tenham impacto socioambiental, desde a produção até as embalagens. Algumas tendências são as cápsulas biodegradáveis e compostáveis, e as latas de alumínio fáceis de reciclar. “A sustentabilidade tem que ser feita em todos os elos da cadeia”, disse. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures