Índia: Produtores querem obter créditos de carbono

Os produtores de café da Índia enviaram uma proposta à Organização Internacional de Café (ICO) para apelar à Convenção Básica das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas e pedir permissão para obter créditos de carbono a partir de suas plantações de café.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Reportagem do Business Standard informou que os produtores de café da Índia enviaram uma proposta à Organização Internacional de Café (OIC) para apelar à Convenção Básica das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas e pedir permissão para obter créditos de carbono a partir de suas plantações de café.

O requerimento à ICO foi feito via Coffee Board of India. "Podemos facilmente obter créditos de carbono devido às densas vegetações", disse o ex-presidente do Coffee Board, Bose Mandana.

De acordo com o Protocolo de Kyoto, os países desenvolvidos devem cortar as emissões de gases estufa entre 2008-12 para que fiquem pelo menos 5% abaixo do nível de 1990. Uma forma de reduzir esta emissão é comprar reduções certificadas de emissões de projetos usando metodologias que não agridem o meio-ambiente em países em desenvolvimento.

Um projeto, por exemplo, se torna qualificado para vender um crédito se reduz uma tonelada de emissão de gases estufa.

Um membro da indústria de café da Índia disse que o dinheiro obtido com os créditos de carbono capacitaria os produtores a obter um rendimento adicional e os ajudaria a obter um faturamento extra no caso de qualquer volatilidade de preços.

Segundo Mandana, o único problema é que, pelo Protocolo de Kyoto, somente são qualificadas para créditos de carbono as culturas plantadas depois de 2003. "Na Índia, a maioria das plantações de café é antiga".
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rafael Altoe Falqueto
RAFAEL ALTOE FALQUETO

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/03/2007

Seria possível que os cafeicultores certificados no Brasil requeressem os créditos de carbono? O que precisamos fazer? Quais seriam as implicações se esse fato fosse concretizado?