Índia: moeda valorizada reduz lucro com exportações

As vendas de café da Índia, caíram 15% em valor no período de outubro a junho. O aumento de 11,5% da Rúpia indiana contra o dólar dos Estados Unidos fez com que os exportadores não se beneficiassem totalmente dos preços do café robusta que atingiram seu maior nível dos últimos nove anos no mês passado.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As vendas de café da Índia, que representam 4,5% da produção global, caíram 15% em valor no período de outubro a junho após o valor da moeda local, a Rúpia, aumentar para seu maior nível dos últimos nove anos, de acordo com reportagem de Thomas Kutty Abraham para o Bloomberg.

As companhias, incluindo as unidades locais da multinacional suíça Nestlé, venderam US$ 268 milhões de café ao exterior entre primeiro de outubro de 2006 e 30 de junho de 2007, comparado com o valor de US$ 314 milhões do ano anterior, de acordo com dados do Coffee Board da Índia. O volume das vendas mudou pouco em relação ao ano anterior, ficando em 183,637 mil toneladas - 3,06 milhões de sacas de 60 quilos.

O aumento de 11,5% da Rúpia indiana contra o dólar dos Estados Unidos no período de nove meses fez com que os exportadores não se beneficiassem totalmente dos preços do café robusta que atingiram seu maior nível dos últimos nove anos no mês passado. A Rúpia pode aumentar ainda mais à medida que a expansão econômica atrai mais investimentos estrangeiros, tornando as exportações menos competitivas comparado com Brasil, Vietnã e Indonésia, os maiores produtores.

O presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, localizada em Bangalore, Ramesh Rajah, disse que esta tendência de queda deverá continuar pelos próximos dois trimestres. Ele disse também que os lucros caíram com as vendas de café arábica, que recebem um valor prêmio sobre o robusta, e foram menores no período em comparação ao ano anterior. A Itália e a Rússia foram os maiores compradores do café indiano na primeira metade deste ano, sendo responsáveis por 26% e 11% das compras, respectivamente.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.