ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

III Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café traz nematoides como tema

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 05 de outubro acontece o primeiro painel do III Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café, com um debate sobre o controle biológico dos nematoides na cultura do café. 

O evento, que acontece no espaço Villa Eventos (Rodovia Eng. Ronan Rocha, 19304), em Franca (SP), e irá reunir especialistas e produtores, nos 5 e 6 de outubro, para debater as práticas mais sustentáveis na cultura do café.

Os nematoides são pequenos vermes que atacam as raízes do cafeeiro. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Biológico, uma estimativa aponta que a produtividade do café pode ser reduzida em torno de 20% devido à ação dos vermes. Por isso, é importante o cafeicultor ter atenção aos manejos preventivos para que a população de nematoides não fique fora de controle.

O pesquisador do Incaper ES (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Inorbert de Melo Lima, será um dos palestrantes do painel e irá propor uma reflexão sobre as atuais práticas e incentivo a uma maior consciência ambiental no manejo do café, baseada na opção pela utilização dos insumos biológicos e, quando necessário, no uso consciente do químico.

“Sabemos que, muitas vezes, o produtor é levado ao uso do nematicida químico pela sua praticidade, tendo em vista que este produto proporciona resultados mais imediatos. Porém, a maior conscientização ambiental e a exigência de mercado, fez com que houvesse a intensificação do uso de biológicos, que hoje representam 85% no manejo de café. Mas, o que quero propor no evento é a reflexão sobre a fidelização nesse uso do biológico e, nesse sentido, é preciso que o produtor mude sua mentalidade e postura”, enfatiza o pesquisador.

Para Inorbert, essa conscientização junto aos produtores por uma cultura mais sustentável está se intensificando, inclusive nas novas gerações, que tendem a utilizar os insumos biológicos. Porém, o pesquisador ressalta que há diferentes situações: alguns patógenos podem ser controlados perfeitamente apenas com os biológicos; para outros, porém, é necessário que, em um primeiro momento, haja a utilização de insumos químicos como ‘tratamento de choque’ e depois a continuidade com os biológicos.

“Alguns nematoides podem causar a mortalidade prematura da planta, por isso, para não chegar a essa perda, o produtor precisa fazer o uso consciente do químico e depois retomar com os biológicos”, explica.

Dentre os principais benefícios do uso dos insumos biológicos na cultura do café, Inobert pontua a estruturação e manutenção da vida do solo, já que o mesmo tem em sua constituição aspectos físicos, químicos e biológicos. “O uso de controle biológico precisa estar atrelado a uma mudança de comportamento, para que o cafeicultor entenda o solo como vida”. Além disso, ressalta a questão da segurança, já que o manejo biológico não apresenta riscos e não causa desequilíbrios ao ambiente. E como mais um fator favorável, a demanda global pelo uso de biológicos, o que possibilita a oferta de um produto mais seguro e sustentável.

Inorbert pontua ainda a importância de reunir pesquisadores e produtores em um evento de compartilhamento de ideias para otimizar as práticas na atividade que possam estar em equilíbrio com o ecossistema. “Essa multiplicidade de ideias ajudará na formulação e renovação de ideias. São apresentados conceitos de diferentes áreas e, reunidos no mesmo espaço, diferentes pontos de vista, sendo que ‘cada ponto de vista é a vista de um ponto’. As pessoas estão ali querendo ouvir essas informações, além de trazer opiniões e trocar experiências”, destaca.

As inscrições podem ser realizadas pelo link Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café em Franca - 2022. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures