ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBM anuncia app que possibilita o rastreamento do grão da lavoura à xícara

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A IBM, em parceria com a Farmer Connect, anunciou um novo aplicativo que utiliza tecnologia blockchain para rastrear a produção de café e conectar consumidores e agricultores que cultivam e vendem os grãos. Chamado de Thank My Farmer, a novidade permite que os coffee lovers rastreiem os grãos até o cafeicultor original, aprenda mais sobre o café e apoie o agricultor que o produziu. A ideia é trazer rastreabilidade, eficiência, justiça e comunicação em toda a cadeia cafeeira.

David Behrends, presidente da Farmer Connect, disse em um comunicado que o objetivo é humanizar o relacionamento de cada consumidor com sua xícara diária. Segundo ele, os consumidores agora podem desempenhar um papel ativo na governança da sustentabilidade, apoiando os cafeicultores nos países em desenvolvimento.

Baseado na IBM Food Trust, o app monitora a cadeia de suprimentos de café em suas várias etapas, incluindo colheita, processamento, embalagem, expedição, exportação, importação, mistura e torrefação. Hoje, os consumidores da bebida consomem mais de meio trilhão de xícaras de café por ano, e até dois terços dos consumidores entre 19 e 24 anos pesquisados dizem que preferem comprar café cultivado de forma sustentável e com origem responsável.

Apesar disso, a grande cadeia cafeeira dificulta o rastreamento do café. Uma vez cultivado, o grão faz várias paradas, como em cooperativas, exportadores, importadores, torrefações, distribuidores e varejistas, até chegar ao consumidor final. Cada participante desse processo rastreia apenas seu pequeno segmento e cada um usa seu próprio sistema. Isso significa que as informações sobre o produto estão fragmentadas.

Dezenas de empresas já se uniram ao projeto. “O blockchain é mais do que uma tecnologia comercial aspiracional, é usado hoje para transformar o jeito de como as pessoas podem construir confiança nos bens que consomem”, disse Raj Rao, gerente geral do IBM Food Trust, em um comunicado à imprensa.

Com data de lançamento prevista para o início desse ano, o aplicativo usará um mapa interativo para contar a história de cada grão e, à medida que for ganhando popularidade, pequenas e grandes empresas poderão ser convidadas a participar. Com a ferramenta, os consumidores esperam diminuir a distância entre o barista do bairro e o agricultor que cultivou seu café.

As informações são do VentureBeat / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures