ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC: Programa Aplique Bem recebe Selo Mais Integridade concedido pelo Ministério da Agricultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/02/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), em parceria com a empresa UPL, conta com o Programa Aplique Bem, que recebeu o Selo Mais Integridade 2021/2022 na categoria Responsabilidade Social, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última quarta-feira (23). O evento contou com um vídeo da Ministra Tereza Cristina.

O Selo obtido pelo IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, busca fomentar, reconhecer e premiar práticas de integridade por empresas do agronegócio sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e empenho para a mitigação das práticas de fraude, suborno e corrupção. A entrega do Selo foi feita em evento em Brasília, com transmissão on-line no YouTube do Mapa.

O Programa Aplique Bem treina trabalhadores rurais para a adequada prática de pulverização, com vistas aos cuidados com a saúde do aplicador, preservação ambiental e eficiência no controle de pragas e doenças nas lavouras. Esse trabalho é desvinculado de marcas comerciais e estratégias mercadológicas da empresa patrocinadora, a UPL. Com 15 anos de atuação, o Aplique Bem já treinou cerca de 75 mil trabalhadores rurais, em pequenas e médias propriedades, em aproximadamente mil municípios de 23 estados do Brasil.

O projeto foi adotado em outros sete países: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã. O Programa envolve ainda a avaliação de pulverizadores em uso, com base na ISO 16122. A atividade é feita com laboratórios móveis, chamados TechMóveis, levados às propriedades rurais. O Aplique Bem treina também engenheiros agrônomos e técnicos em formação nas universidades de Agronomia e Colégios Técnicos Agrícolas, em todo o Brasil.

"Levamos o conhecimento para o trabalhador rural, sem o transtorno de tirá-lo do campo e explicamos sobre aspectos da pulverização, na linguagem compreensível para esses profissionais. São procedimentos que os ajudam a compreender a razão de cada ajuste do pulverizador, mostrando na prática como o uso inadequado da tecnologia pode prejudicar não só as lavouras, mas também a saúde pessoal e até da sua família", afirma Hamilton Ramos, pesquisador do IAC responsável pelo trabalho.

O IAC está entre 17 organizações do setor agropecuário premiadas pelo Mapa. Dessas, nove receberam a premiação pela primeira vez, representada pelo Selo Verde, e oito alcançaram a renovação do certificado do Selo Amarelo. Também foram reconhecidas as duas "Melhores Boas Práticas" nas categorias "Sustentabilidade Ambiental" e "Responsabilidade Social".

Segundo Hamilton Ramos, o trabalhador rural está aberto a adotar melhorias nos manejos que realiza, basta que as tecnologias cheguem até a sua realidade, de modo didático e com adoção viável. "Os produtores não usam os produtos de forma incorreta porque querem, mas porque lhes falta, em muitos cenários, o acesso à informação de qualidade. O produtor é um empresário rural e como qualquer outro empresário precisa ser competitivo na safra para ter retorno", comenta o cientista.

De acordo com o pesquisador do IAC, o custo com defensivos agrícolas pode cair pela metade, se produtor incorporar boas práticas do Aplique Bem "Para nós, tão ou mais importante do que o número de agricultores e aplicadores beneficiados pelo Aplique Bem, é a mudança de comportamento que o Programa vem introduzindo, principalmente nas pequenas e médias propriedades do Brasil, ao longo de 15 anos de atividade", ressalta Hamilton.

As informações são do IAC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures