ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC lança Boletim 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A nova edição do Boletim 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo, considerado o best seller dentre as publicações do Instituto Agronômico (IAC), será lançada nesta quinta-feira, 1º de setembro, na Sede do IAC, em Campinas (SP). A obra traduz em recomendações práticas para mais de 130 culturas de interesse econômico no estado de São Paulo e regiões subtropicais do Brasil. O livro reúne conhecimentos científicos consolidados e elaborados por 127 cientistas e técnicos do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e de outras unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de universidades e empresas privadas.

"Reunimos nesta terceira edição do B-100 informações ancoradas em princípios sólidos, como análise de solo e de plantas e dados experimentais do Brasil, bem como de compilados da literatura internacional", comenta Heitor Cantarella, pesquisador do IAC, que edita a obra juntamente com Dirceu Mattos Jr., Rodrigo Marcelli Boaretto, José Antonio Quaggio e Bernardo Van Raij, todos cientistas do IAC.

As tabelas de recomendação foram revisadas para atender às necessidades nutricionais e os altos patamares de produtividade da moderna agricultura brasileira. "Ao mesmo tempo, as recomendações visam preservar a fertilidade e produtividade do solo em médio e longo prazo e evitar acúmulos de nutrientes no solo, que podem comprometer recursos financeiros e ambientais", explica.

Nos últimos anos, como consequência dos aumentos de produção e de produtividade, as plantas passaram a exigir mais nutrientes do solo e exportá-los com as maiores colheitas, segundo Cantarella. Nesse cenário, as recomendações foram simplificadas para reduzir as formulações de fertilizantes e, assim, facilitar a adoção do manejo proposto. "Os princípios não mudaram, mas as recomendações evoluíram para maior precisão", comenta.

As informações trazidas no livro contribuem para que técnicos e agricultores possam acompanhar o desenvolvimento das lavouras e tomar decisões embasadas no balanço de entrada e saída de nutrientes. Há conteúdo sobre quantidades de nutrientes absorvidas e eliminadas pelas plantas, fertilizantes e valores de referência para teores de nutrientes nos solos e nas folhas. As recomendações envolvem as culturas de maior expressão nacional, como café, cana-de-açúcar, citros, algodão, milho e soja, além de outros cereais, leguminosas, oleaginosas, hortaliças, frutíferas e ornamentais.

Os capítulos abordam também modos e épocas de aplicação dos corretivos e fertilizantes, amostragem do solo para fins de fertilidade, composição química das plantas, composição de fertilizantes, garantias mínimas e adubação orgânica.

O Boletim 100 é uma obra voltada para engenheiros agrônomos, consultores, especialistas em nutrição de plantas e agricultores com conhecimentos técnicos. A venda será realizada a partir de 2 de setembro, neste link, no valor de R$ 150,00.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures