O Grupo de Trabalho do Endividamento da Cafeicultura, criado ao longo da reunião extraordinária do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café), realizada no dia 24 de outubro, ocasião em que a empresa de consultoria Agroconsult expôs a "Avaliação das condições de rentabilidade, do perfil do endividamento e da capacidade de pagamento da cafeicultura em Minas Gerais", realizou sua primeira reunião na quarta-feira, dia 31 de outubro, na Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Ao longo do encontro, os membros do GT foram unânimes em apontar a atual valorização do nosso câmbio como principal fator que vem prejudicando a geração de renda para os cafeicultores. Minas Gerais é o Estado mais prejudicado com essa situação cambial, pois a maior parte de sua produção utiliza mão-de-obra intensiva. Ou seja, tem suas receitas prejudicadas pela queda do dólar, sem os mesmos benefícios em seus custos, que, ao contrário, sobem em relação direta com o aumento dos salários, já que a mão-de-obra representa mais da metade dos custos de produção. As principais conseqüências são aumento do endividamento dos cafeicultores, incapacidade de pagamento dos financiamentos e perda da competitividade.
Dentro deste cenário financeiro desfavorável, o grupo definiu como principal objetivo o equacionamento do passivo dos produtores, com a repactuação das dívidas vencidas e vincendas, bem como propostas que possibilitem a solvência do setor.
Em relação às dívidas, os representantes da Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e do CNC (Conselho Nacional do Café) defenderam a adoção de descontos, redução de taxas de juros e carência do pagamento das parcelas até que os cafeicultores tenham, novamente, renda para manutenção e desenvolvimento da atividade e amortização de seus débitos.
Já no que tange à geração futura de renda, o grupo deverá promover discussões entre seus membros para estudar ações que possibilitem redução de custos e adoção de instrumentos de política agrícola que promovam sustentação nos preços.
Pelo setor privado, participaram da reunião Breno Pereira de Mesquita, presidente da Comissão Nacional de Café da CNA; Jaime Payne, assessor técnico do CNC; Mauro Malta, secretário geral da Abics; Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic; e Guilherme Braga, diretor geral do Cecafé. A Frente Parlamentar do Café esteve representada pela assessora do presidente Carlos Melles, Vânia Franco, enquanto, pelo governo federal, participaram o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Vicente Bertone, o assessor técnico da Secretaria, Thiago Masson, e o diretor do Dcaf, Lucas Tadeu Ferreira.
As discussões devem prosseguir na próxima semana, a fim de cumprir o cronograma apresentado pelo governo, isto é, ter uma solução definitiva para o endividamento do setor até o dia 28 de dezembro de 2007.
GILSON XIMENES
CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ
PRESIDENTE
BRENO PEREIRA DE MESQUITA
COMISSÃO NACIONAL DO CAFÉ DA CNA
PRESIDENTE
GT do CDPC se reúne para discutir diagnóstico da cafeicultura
O Grupo de Trabalho do Endividamento da Cafeicultura, criado ao longo da reunião extraordinária do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café), realizou sua primeira reunião na quarta-feira, dia 31 de outubro, na Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao longo do encontro, os membros do GT foram unânimes em apontar a atual valorização do nosso câmbio como principal fator que vem prejudicando a geração de renda para os cafeicultores.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!