FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Governo de Rondônia incentiva produção de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

Rondônia ganha cada vez mais destaque na produção de café. A dedicação dos cafeicultores está fazendo a diferença com inovações tecnológicas no manejo, produtividade, beneficiamento e na qualidade da produção cafeeira.

Considerando a produção de mudas clonais de café como uma das variáveis importantes de toda a cadeia produtiva, já que as suas qualidades genéticas e sanitárias são essenciais para a formação de uma lavoura produtiva, o governo de Rondônia tem incentivado os produtores em investir na produção e pesquisa de novos clones. Com isso, conseguiram atender um número maior de agricultores familiares, que puderam adquirir as mudas com preços compatíveis.

“Por isso, é necessário também a determinação de um padrão das mudas, como forma de certificar-se de que quando adquiridas estarão dentro das condições de sanidade fitossanitária, sistema radicular e área vegetativa aptas a serem levadas ao campo e que assegurem a produção saudável, pois o cafeeiro é uma planta com característica de cultivo perene, podendo ser cultivada por vários anos sem que haja necessidade de replantio” destaca Evandro Padovani, secretário de Estado da Agricultura (Seagri).

Programa Plante Mais

Com amparo na Lei 3.968, de 27 de dezembro de 2016, que criou o Programa Plante Mais, o governo de Rondônia investiu neste seguimento da cadeia nas últimas duas safras – 2017/2018 e 2018/2019, fomentando a aquisição de mudas clonais de café diretamente dos viveiristas, regularmente registrados no Ministério da Agricultura (Mapa) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

De acordo com Padovani, estão sendo entregues 560 mil mudas de café canéfora (robusta) de origem clonal para 44 municípios do estado. As mudas são distribuídas para as prefeituras, que se encarregam de distribuir para 23 mil famílias de cafeicultores. As plantas foram adquiridas com recursos próprios da Seagri no valor de R$ 599,66.

As informações são do Secom – Governo do Estado de Rondônia (Por Antonia Lima).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint