ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé realiza Dias de Campo e reúne mais de 2 mil pessoas em Varginha (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/06/2023

2 MIN DE LEITURA

1
0

O evento Dias de Campo, realizado pela Fundação Procafé em 31 de maio e 1 de junho, em Varginha (MG), reuniu mais de 2 mil pessoas entre cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área. Foram dois dias de aprendizado, com a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pela Fundação.


Foto: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva. Ele ressaltou a importância do conhecimento e amparo da pesquisa para que os cafeicultores brasileiros tenham condições de tocar seus negócios com sucesso. “Só o conhecimento nos torna capazes de produzir com mais qualidade e competir com o nosso produto no mercado internacional que vai se tornando cada vez mais exigente e acirrado. Precisamos estar cada vez mais preparados”, salientou.

Também durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Fiemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, prometeu que, em breve, acontecerá a inauguração, também em Varginha, do Centro de Excelência em Cafeicultura. Ele aproveitou para adiantar o convite às autoridades presentes: “O Sistema Fiemg estará sempre alinhado ao café por entendê-lo como produto essencial para Minas e de modo ainda mais particular para o Sul de Minas”.

Já a abertura do segundo dia foi realizada por lideranças femininas. Dois grupos, formados apenas por mulheres, saíram para percorrer as Estações de Demonstração. “Precisamos de mais dias bonitos assim. Precisamos desta equidade sadia, desta cadeia de valores que começa a se formar com as mulheres aqui, representando tantas instituições. Mulheres parceiras do negócio café, com sua força, seu trabalho diário, seus cálculos e docilidade. É desta inclusão que estamos falando quando falamos de cafeicultura mais sustentável, abraçada e carregada por todas nós”, enfatizou Miriam Monteiro de Aguiar, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil).


Miriam Monteiro de Aguiar, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) - Foto: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca

Várias empresas parceiras estiveram presentes no evento com seus estandes. No primeiro dia, devido à chuva, as Estações de Demonstrações em Campo foram realizadas próximas à ala de expositores, facilitando a participação dos inscritos nas palestras e oficinas. Já no segundo dia, com tempo bom, os inscritos puderam percorrer todas as estações espalhadas pelas lavouras de café e observar os resultados das pesquisas in loco.

Novas variedades de cafeeiros (produtividade, vigor e resistência), impactos da desfolha na produtividade, distribuição dos nutrientes em profundidade, uso de drones em pulverização no controle da ferrugem do cafeeiro, “mãozinhas biônicas” usadas na colheita, técnicas de secagem e armazenamento dos grãos foram os temas apresentados nas oito estações.

O evento Dias de Campo em Varginha foi o terceiro e último de uma série de encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 22 de março, em Boa Esperança (MG), e o segundo no dia 19 de abril, em Franca (SP).

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO ROMANELLI BARATA

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 05/06/2023

Excelente reportagem e dia de campo. Gostaria apenas de fazer uma correção no texto, já que o Sr. Antônio Pitangui de Salvo representa o Sistema FAEMG SENAR e não FIEMG, que é Federação da Industria do Estado de Minas Gerais. FAEMG é a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais. Abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures