FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Formas alternativas de manejo é um dos temas debatidos em evento de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2019

0
0

Entre a extensa programação voltada para os produtores de café, este segundo dia de Semana Internacional do Café contou com um debate sobre “Formas alternativas de manejo: O que se fala hoje?”, moderado por Niwton Moraes, da SEAPA Minas Gerais.

A ocasião também contou com a presença de Douglas Guelfi Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que falou sobre adubação líquida, e de Marcelo Coutinho Picanço, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que abordou o tema controle biológico.


Marcelo Picanço - Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Marcelo explicou que as pragas podem reduzir a produtividade de 10 a 30%, além de transmitirem doenças e prejudicarem a qualidade do produto. Três das principais pragas existentes nas lavouras atualmente é a broca-do-café, o bicho mineiro e os sugadores (cigarras, cochonilhas e ácaros), dependendo, principalmente, do clima de cada região.

“Temos que investir mais em qualidade”, disse. No debate, Marcelo destacou a importância do controle biológico natural nas lavouras e alguns pontos que os produtores precisam se atentar sobre o tema: manutenção de plantas floríferas, manutenção da vegetação nativa, seletividade de inseticidas, evitar o uso excessivo de fungicidas, uso de sistema de tomada de decisão, uso de óleo como adjuvante e horário de aplicação.

Com extensa programação destinada tanto para o produtor, quanto para o consumidor final da bebida, a Semana Internacional acontece até amanhã, 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.