ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda brasileira é a mais sustentável do mundo

POR MARIANA PROENÇA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2018

1 MIN DE LEITURA

2
1

Por Mariana Proença

A Daterra é reconhecida mundialmente pelas práticas sustentáveis. A primeira fazenda do Brasil a conquistar a certificação Rainforest Alliance, em 2003, agora chega ao topo do mundo com o reconhecimento nível A da própria certificadora.

Segundo a empresária e diretora Isabela Pascoal Becker, uma equipe da Rainforest Alliance, passou “uma semana na fazenda realizando entrevistas e verificando as práticas da propriedade em todos os níveis de gestão”.

Localizada em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, a Daterra tem uma área total de 6 mil hectares e, metade dela, 3 mil hectares, é de mata preservada. Com mais de 15 milhões de pés de café, a fazenda contava, até o ano passado, com a gestão do engenheiro agrônomo Leopoldo Santanna, o Leo. Com seu falecimento, em 2017, a equipe da Daterra recebeu um grande desafio: manter as mesmas práticas de gerenciamento construídas por 35 anos por Leo.

“Foi um ano de desafio de gestão, mas, mesmo na dificuldade, conseguimos manter”, avalia Isabela. Dentre os pontos avaliados pela certificadora estão a governança e a transparência dos processos. “A fazenda tem que englobar totalmente a sustentabilidade”, explica.

Isabela também reconhece que a evolução aconteceu depois que a Daterra começou a fazer parte do Sistema “B” ou Empresas B. Esse movimento surgiu em 2006 nos Estados Unidos e chegou em 2012 ao Brasil. As empresas certificadas são chamadas de B Corporation, onde o “B” se refere a “benefit corporation”, ou seja, empresas que nasceram com o objetivo de melhorar o planeta e que seguem um protocolo que envolve toda a gestão.

No sistema “B” cada empresa passa por uma avaliação com 160 perguntas e é preciso alcançar uma pontuação mínima. Para manter o selo, a cada dois anos é verificado se as práticas e as políticas de sustentabilidade estão avançando.

Com o envolvimento de todos os gestores e a coordenação do fundador Luís Norberto Pascoal, a Daterra ganhou força para aplicar para o nível “A” da Rainforest Alliance. O título inédito veio no mês passado e é reauditado anualmente. A avaliação, com três níveis, começa no C e cumpre normas rígidas de avaliação. “Nossa empresa tem um propósito: se tornar o mais sustentável possível para o resto da vida, independente de quem esteja à frente da fazenda. São valores que serão levados com a Daterra”, conclui Isabela.

Mais informações: www.facebook.com/daterracoffee

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSELUIZTOFFANO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/03/2018

Não conheço a Fazenda mas, pela matéria acima fico orgulhoso que no Brasil possa ter coisas tão linda e próspera. A futura geração pode sonhar melhor. Não só sonhar mas viver melhor. Não devemos pensar no individualismo, mas na equipe, por isso que o grupo é feliz. Parabens
OSVALDO ESTEVES DE LUCENA

ITACARÉ - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2018

Primeiramente, quero Parabeniza-los toda equipe da Fazenda Daterra pelo selo com a mãe natureza.




Uma boa forma de entender a palavra "sustentabilidade" é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser:

- ecologicamente correto;
- economicamente viável e
- socialmente justo.
Acredito que é o caso desta fazenda!!!
Osvaldo Esteves de Lucena, Engº Agronõmo e Gestor ambiental pela UFLA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures