FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Exportações de café solúvel brasileiro batem recorde

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2020

0
0

Em 2019, as exportações brasileiras de café solúvel bateram recorde, atingindo 91,96 mil toneladas, cerca de 4 milhões de sacas de 60 kg. Esse volume representa um aumento de 7% em relação a 2018, quando as vendas externas atingiram 85,97 mil toneladas, equivalente a 3,72 milhões de sacas.

O relatório elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) aponta que dos 106 países que receberam o produto, os Estados Unidos lideram o ranking, com 17% do total. Em 2019, foram adquiridas 15,3 mil toneladas, aumento de 3,1% em comparação com 2018, quando foram adquiridas 14,8 mil toneladas.

Na sequência estão Rússia, Indonésia e Japão. No entanto, quando se considerar a soma das importações dos países que integram a União Europeia (UE), o bloco assume o segundo lugar, com crescimento significativo de 22,9% no ano passado.

Outros países registraram um aumento expressivo na compra do solúvel brasileiro, como a Indonésia, quarto maior produtor de café do mundo, que ampliou em 2,9% as importações, se tornando o terceiro maior destino das exportações brasileiras. Myanmar (sudeste asiático) aumentou em 61,4% suas compras. O destaque ficou para o México, segundo maior produtor mundial de café solúvel, que aumentou em cerca de 315% a compra do produto nacional.

De acordo com o relatório, a expansão nas exportações pode ser atribuída, em parte, à reconquista de alguns mercados compradores do produto brasileiro, prejudicados no atendimento às suas demandas entre 2016 e 2017. A redução verificada nesse período, por conta da queda acentuada na produção de café canéfora (conilon - utilizado na produção do café solúvel) no Espírito Santo, foi em função de problemas climáticos.

Em relação ao consumo doméstico, o relatório aponta um crescimento médio de 4,22% ao ano nos últimos três anos, índice superior ao do café torrado. Nesse contexto, vale destacar que, em 2019, teve um crescimento de 5,6%, se comparado com 2018.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.