ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações de café de Honduras crescerão menos que o previsto

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

As vendas de café de Honduras, principal exportador de grãos da América Central, cairiam em até 11% em relação à previsão para a safra 2018/2019. Segundo um representante do setor, o déficit seria devido ao abandono de fazendas e contrabando para países vizinhos, por causa dos baixos preços dos grãos no mercado mundial.

Honduras previu para a safra 2018/2019 uma exportação de 8,1 milhões de sacas de 60 quilos, por conta de fatores como a entrada em produção de novas áreas de cultivo e uma melhora na produtividade. Mas, de acordo com Omar Fúnez, gerente técnico do Instituto Hondurenho do Café (Ihcafe), este volume poderia cair para entre 7,2 milhões e 7,6 milhões de sacas.

"Há produtores que preferiram não levar a colheita e outros que são contrabandeados para fora do país por causa dos baixos preços", disse ele à Reuters, explicando as razões da queda nas projeções de crescimento.

Os países produtores de café estão sendo atingidos por uma queda acentuada nos preços do mercado mundial. "Há café contrabandeado para Guatemala, Nicarágua e México, porque eles oferecem preços melhores do que aqueles em Honduras", completou Fúnez.

As exportações de Honduras ficaram, até segunda-feira (28), em 1.217.953,22 sacas de 60 quilos na safra atual, ante 1.569.733,93 sacas na safra anterior de 2017/2018. Segundo dados do Departamento de Marketing do Ihcafe, foi uma queda de 22,4%.

Fúnez advertiu que os baixos preços do café se refletiriam na disseminação de ferrugem e da broca, que atacam as plantações por conta da diminuição das tarefas de limpeza e adubação nas fazendas.

Honduras, como seus vizinhos centro-americanos e o México, está se recuperando de um ataque de ferrugem que afetou a região há quatro anos, atingindo o volume das exportações. O ano de colheita na área é de outubro a setembro.

As informações são da Reuters / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures