ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportação de café bate recorde em relação aos meses anteriores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em seu relatório mensal, afirma que o Brasil exportou 3,4 milhões de sacas de café em fevereiro, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado e moído.

O volume foi superior ao mesmo período do ano passado, chegando a 36,3%. A receita cambial também apresentou crescimento de 10,6% em relação a fevereiro de 2018, chegando a US$ 449 milhões.

Com relação às variedades embarcadas, o café arábica representou 86,2% do volume total de café exportado em fevereiro de 2019, com 2,9 milhões de sacas embarcadas, crescimento de 33,7% na comparação com fevereiro de 2018.

O café solúvel representou 8,2% do volume total exportado, com 281,5 mil sacas, registrando incremento de 2,5%, também em relação a fevereiro de 2018. O café conilon (robusta), por sua vez, representou 5,5% das exportações de café brasileiro em fevereiro, com 189,8 mil sacas exportadas, aumento de 582,2% em relação ao ano passado.

"Os volumes de exportação de café apresentados em fevereiro registram o segundo recorde mensal consecutivo e histórico neste ano. Tudo indica que se continuarmos nessa performance, deveremos encerrar o ano cafeeiro próximo a 40 milhões de sacas, o que também será um recorde histórico. Esta movimentação é reflexo da liderança absoluta do agronegócio café do Brasil, por meio da organização e eficiência logística do comércio exportador, bem como dos consistentes investimentos em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade de todos os elos da cadeia produtiva. É importante ainda ressaltar que esses resultados demonstram que o Brasil está em franca recuperação de participação do mercado global, atendendo aos mais diversos e exigentes mercados”, afirmou Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.

Com relação às exportações de café no ano-safra 2018/2019 (jul/18 a fev/19), o Brasil apresentou desempenho de 27,9 milhões de sacas no período acumulado, aumento de 32,3% em relação à mesma base comparativa do ano anterior, quando o País embarcou 21 milhões de sacas, sendo o melhor resultado dos últimos 5 anos.

Na lista dos dez principais destinos do café brasileiro de janeiro a fevereiro estão: a Alemanha, que importou 1,24 milhão de sacas de café (correspondendo a 18,1% das exportações do mês); os EUA, com 1,23 milhão sacas importadas (17,9%); e Itália, com 746 mil sacas (10,8%).

Na sequência estão: Japão, com 542 mil sacas (7,9%); Bélgica, com 418 mil sacas (6,1%); Turquia, com 244 mil sacas (3,5%); Reino Unido, com 189 mil sacas (2,7%); França, com 181 mil sacas (2,6%); Federação Russa, com 161 mil sacas (2,3%); e Canadá, com 158 mil sacas (2,3%).

Diferenciados
Em relação aos cafés diferenciados, de janeiro a fevereiro, o Brasil exportou 1,3 milhão sacas, uma participação de 18,7% no volume total do café embarcado, e de 23,8% da receita cambial. Comparado ao mesmo período no ano passado, o volume representou um crescimento de 36,4%.

Os principais destinos em janeiro deste ano foram os Estados Unidos, que importaram 302 mil sacas de café brasileiro (23,5% do volume total embarcado no mês), seguido da Alemanha, com 187,8 mil sacas (14,6%) e do Japão, com 177,5 mil sacas (13,8%).

O relatório completo está disponível no site do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures