ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocaccer realiza 7ª edição de workshop para mulheres produtoras de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

A 7ª edição do Workshop Elas no Café ocorreu entre os dias 6 e 11 de fevereiro, com a participação das cafeicultoras da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer). A semana contou com cursos dos processos que envolvem a cadeia produtiva do café. O evento uniu teoria à prática, sendo realizado na sede da cooperativa e na Fazenda Três Meninas, da cooperada e uma das integrantes do workshop, Paula Urtado.  

Na programação, as participantes aprenderam sobre a história da cafeicultura, especialmente no Cerrado Mineiro; a importância do cooperativismo para o negócio café; conheceram cases de sucesso de cafeicultoras da Região; abordaram o estudo das metodologias de Classificação Oficial Brasileira (COB) e Specialty Coffee Association (SCA); e também participaram de aulas práticas referentes aos processos de torra e harmonização do café, competições de preparo de métodos e de visita à fazenda Três Meninas, considerada modelo na Região pelas práticas sustentáveis adotadas na produção de café.

O Workshop Elas no café acontece anualmente e tem como objetivo capacitar, estimular, reconhecer e promover o trabalho desenvolvido pelo público feminino da Expocaccer na cafeicultura, em seus mais diversos espaços: lavoura, na classificação dos grãos, na torra, degustação, no administrativo ou na área comercial. 

“Nossa intenção é também oferecer um momento que possibilite um conhecimento atualizado com troca de experiências e de histórias profissionais e pessoais entre as integrantes. A efetividade do projeto fez tanto sucesso que expandimos para outras cooperativas e hoje o Elas no Café também faz parte do processo de intercooperação da Expocaccer com as demais cooperativas do sistema Região do Cerrado Mineiro”, destacou a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes. O evento foi encerrado na lavoura de café com o plantio de um jatobá, árvore escolhida por absorver uma quantidade significativa de CO², contribuindo assim com o bem-estar ambiental.    

Para a cooperada Luciana Melo, participante e ganhadora da competição de preparo de método proposto pelo Workshop, o evento agregou conhecimento e experiências práticas na cafeicultura. “O curso foi surpreendente, onde eu pude aprender de tudo sobre o café, desde a teoria à prática. Aprendemos muito com pessoas muito capacitadas. As dinâmicas e atividades propostas foram incentivadoras. Não imaginava que ganharia a nossa “Copa Melitta” e ganhei graças aos conhecimentos adquiridos no workshop”, disse.

As informações são da ASCOM Expocaccer.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures