ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocaccer inicia recebimento de amostras para mapeamento de cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Seguindo o cronograma de promoção à qualidade dos cafés dos cooperados, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) deu início aos trabalhos de avaliação dos microlotes da safra, com foco na identificação de cafés acima dos 83 pontos, conforme a Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association (SCA).  

O serviço de mapeamento de qualidade faz parte das ações da Jornada da Qualidade da Expocaccer, que vem sendo realizada exclusivamente para cooperados, por meio da análise de Q-Graders, classificadores e provadores de café da cooperativa, com foco no potencial e na qualidade das notas sensoriais dos grãos e da bebida. 

Além da identificação, o mapeamento ajuda a prevenir que um café com boa bebida seja misturado com outro inferior, uma vez que, devido à sensibilidade do cafeeiro, as variações do ambiente e clima podem ocasionar diferenças de um café de um mesmo talhão.

“A análise dos grãos pode ser realizada nos primeiros frutos maduros. Dessa forma, as amostras são provadas antes que se inicie a colheita e, assim, com os resultados das provas de xícaras, o produtor tem conhecimento dos talhões que poderão ser misturados ou não”, explica a Gerente de Cafés Especiais de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.

Por meio do mapeamento de qualidade, o produtor tem conhecimento sobre o potencial do seu café e essa informação o auxilia na tomada de decisão, uma vez que a prova antecipada dos lotes ajuda nos processos e no melhor manejo de pós colheita a serem utilizados para melhoramento da bebida. Isso agrega ainda mais valor ao produto e aumenta a possibilidade de maiores retornos financeiros.

O cafeicultor pode agendar sua participação no mapeamento de qualidade da cooperativa, que é gratuito e vem sendo realizado nas unidades da Expocaccer, localizadas em Patrocínio (MG), às terças e quintas, de 16h às 18h, pelo contato: (34) 9 9204-0346; ou em Patos de Minas (MG), às sextas-feiras, das 16h às 18h, pelo telefone: (34) 9 9909-1535.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures