ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocaccer inicia recebimento de amostras de café da safra 2022/2023 para Mapeamento de Qualidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) anunciou que os trabalhos de avaliação dos microlotes da safra 2022/2023 fora iniciados com o serviço de Mapeamento de Qualidade 2022, com o objetivo de identificar cafés especiais, avaliados acima de 83 pontos.

O mapeamento faz parte das ações da Jornada da Qualidade da Expocaccer e vem sendo realizada exclusivamente para cooperados, por meio da análise de Q-Graders, classificadores e provadores de café da cooperativa, com foco na identificação do potencial e qualidade das notas sensoriais dos grãos e bebida. 

Dentre as recomendações do mapeamento, está também a prevenção da mistura de um café com boa bebida, com um outro inferior, uma vez que, devido à sensibilidade do cafeeiro às variações do ambiente e clima, podem ocasionar diferenças de um café de um mesmo talhão.

Normalmente, a análise dos grãos é realizada com os primeiros frutos maduros. Dessa forma, as amostras são provadas antes que se inicie a colheita e, assim, com os resultados das provas de xícaras, o produtor tem conhecimento dos talhões que poderão ser misturados ou não.

“Por meio do Mapeamento de Qualidade, o produtor tem conhecimento sobre o potencial do seu café e essa informação o auxilia na tomada de decisão, uma vez que a prova antecipada dos lotes auxilia nos processos e no melhor manejo de pós colheita a serem utilizados para melhoramento da bebida. Isso agrega ainda mais valor ao produto e aumenta a possibilidade de maiores retornos financeiros”, explica a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes. 

O cooperado que desejar, poderá participar presencialmente do mapeamento de qualidade da Expocaccer, que é gratuito e vem sendo realizado às terças, quintas, das 17h às 19h e aos sábados, das 9h às 11, mediante agendamento prévio, de até 2 dias de antecedência. 

Serão analisadas até 25 amostras por dia, sendo um limite de até quatro por cooperado. Para participar do Mapeamento de Qualidade da Expocaccer, o cooperado deve agendar a entrega das amostras junto ao Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer (Sandra Moraes) ou ligar para o telefone (34) 3839-9300. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures