ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evento virtual lança Rede GO-FAIR Agro Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 12 de abril, acontece às 9h, o evento on-line de lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil. Uma iniciativa para promover a governança e a gestão de dados de pesquisa em ciências agrárias. A rede faz parte de um movimento internacional e visa propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reuso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR ( acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês).

Para participar basta se inscrever gratuitamente no site. O objetivo é  construir e divulgar mecanismos e procedimentos padronizados para a coleta, armazenamento, preservação e disponibilização dos dados, facilitando sua reutilização. 

A implementação da rede temática voltada ao universo dos dados da pesquisa agropecuária brasileira é coordenada pela Embrapa junto com um colegiado formado por universidades e outras instituições do país. O primeiro passo para a implantação foi dado em novembro de 2021 durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do manifesto e a adesão de diversos atores. A partir deste ano, serão formados grupos de trabalho com a participação da comunidade interessada no tema para construção coletiva da dinâmica de trabalho da Rede GO-FAIR Agro Brasil.

A programação do evento contará, ainda, com uma oficina para o delineamento de atividades do próximo biênio, direcionada a profissionais de tecnologia da informação, ciência da informação e ciências agrárias, e ainda cientistas de dados que atuam em cadeias agropecuárias. As inscrições são gratuitas.

Participam do lançamento, Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e responsável pela coordenação da implantação da rede, Luana Sales, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e coordenadora do escritório do GO FAIR Brasil, e Sergio Serra, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento é promovido pela Embrapa, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além da UFRJ e UFRRJ. Tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI).

As informações são da Embrapa Agricultura Digital.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures