ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evento Abertura da Safra Mineira de Café destaca setor produtivo da região

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em sua primeira edição, a Abertura da Safra Mineira de Café, marcada para acontecer no dia 1º de junho, às 9h, na sede da Coocacer em Araguari (MG), já tem duas importantes presenças confirmadas: o governador do estado, Romeu Zema, e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

A produção brasileira de café deve totalizar 54.74 milhões de sacas de 60 kg em 2023, correspondendo a um aumento de 7,50% em relação ao ano passado (50.92 milhões de sacas), de acordo com o 2º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a safra mineira do grão deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior, segundo levantamentos iniciais da Conab. Na Região do Cerrado Mineiro, a produção média é de 6 milhões de sacas anualmente. 

Segundo informações da organização, uma megaestrutura irá receber aproximadamente 600 participantes, entre produtores de café, representantes de cooperativas, associações, exportadores, torrefadores, além de estudantes e autoridades políticas no âmbito federal, estadual e municipal de 55 cidades que compõem a Região do Cerrado Mineiro, a primeira com Denominação de Origem para cafés do Brasil, acompanhados de representantes das demais regiões produtoras de café de Minas Gerais. 

A Abertura Mineira da Safra Mineira de Café é uma realização da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, Prefeitura Municipal de Araguari e Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas). Apoiam a iniciativa o Deputado Federal Zé Vitor e o Deputado Estadual Raul Belém. 

A ação integra as regiões produtoras de café do estado, conecta a cadeia produtiva do café e fortalece a atividade, valorizando os esforços que promovem desenvolvimento e crescimento nos municípios em que a cultura está inserida, tornando o momento da colheita ainda mais singular. 

Atrações

O evento contará com o espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, que oferecerá cafés das regiões cafeicultoras de Minas Gerais para degustação. No espaço, o movimento “Elas no Café”, juntamente com cafeicultores convidados, apresentarão cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, bem como produtos mineiros artesanais como queijos, doces, entre outros, para aquisição. 

As paisagens, cores, formas e vida no Cerrado são a grande fonte de inspiração do artista plástico Júlio Monteiro, que estarão em exposição no evento. A música fica sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari. 

A tecnologia também terá um forte apelo no evento, com a presença de painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, contará a história de atitude da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro para os visitantes. 

A singularidade do café a cada safra estará representada por meio da união que promoveu a história de sucesso da cafeicultura no Cerrado Mineiro e pelas expressões de arte e cultura apresentadas no evento, demonstrando a influência e a inspiração da cafeicultura em vários segmentos, diretos e indiretos, ligados em sua atividade. 

Confirmação de presença

Interessados em participar da Abertura Mineira da Safra de Café tem até o dia 26 de maio, sexta-feira, para confirmar presença através do formulário presente neste link ou através do site do evento.

Mais informações: www.saframineiradecafe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures