ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etiópia enfrenta dificuldades na produção e exportação de cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Embora o café etíope continue sendo muito procurado no mercado internacional, as barreiras ao comércio, as mudanças climáticas e outras forças externas podem resultar em volumes de produção e exportação praticamente estáveis, de acordo com o relatório mais recente do Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sobre o setor cafeeiro etíope. 

“O cultivo de café na Etiópia é influenciado negativamente pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento. O feedback das comunidades cafeeiras, as observações sobre a produção de café e o estresse do cafeeiro indicam que a mudança climática já teve um impacto negativo devido à perda dramática de florestas. A realocação de fazendas/áreas de café será um componente-chave na construção de resiliência para a economia cafeeira etíope”, afirma o relatório. 

Evidências citadas no material sugerem que muitos cafeicultores estão abandonando o café em favor de safras mais resilientes, com maior valor no curto prazo. “A mudança climática afeta negativamente os cafeicultores, pois eles experimentam colheitas tardias devido à falta de chuvas e falta de conhecimento e tecnologia para implementar práticas agrícolas inteligentes para o clima”, afirma o relatório. “Alguns produtores de café nas partes leste e sudoeste do país passaram a cultivar khat, uma planta tolerante à seca, usada como uma droga estimulante. Khat tem vantagens econômicas de curto prazo e um preço melhor, mas consequências ambientais e de saúde negativas de longo prazo”.

O relatório estima que a produção total de café da Etiópia em 2023/2024 alcançará 8,35 milhões de sacas de 60 kg, um leve aumento em relação à estimativa revisada de 2022/2023, de 8,27 milhões de sacas. As exportações estão previstas para chegar a 4,83 milhões de sacas, o que representa, mais uma vez, um leve aumento em relação à estimativa de 4,82 milhões de sacas para 2022/2023.

A expectativa é de que a Alemanha continue sendo o principal importador de café arábica verde da Etiópia. No ano 2021/2022, a Alemanha importou 20% da parcela exportada em volume, seguida pela Arábia Saudita (13,7%), Japão (10%), Estados Unidos (9,3%) e Bélgica (8%). O café é a fonte número um de receitas de exportação da Etiópia, gerando cerca de 30-35% das receitas totais de exportação do país, de acordo com o relatório.

A Etiópia continua sendo valorizada no mercado internacional de cafés especiais por sua alta qualidade e características únicas. “A demanda por café especial etíope aumentou e continua crescendo”, afirma o escritório da FAS. “Seu status de maior qualidade é alcançado pela implementação das melhores práticas agrícolas nos métodos de cultivo, colheita e processamento, combinadas com níveis elevados de controle de qualidade. Em um modelo ideal, a renda extra gerada pelo café especial é distribuída por toda a cadeia produtiva, incluindo os cafeicultores.”

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures