ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etapa final do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas será em unidade do Verdemar

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) realiza, há 18 anos, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, com o intuito de valorizar os cafeicultores.

Neste ano, a etapa final para escolha dos cafés campeões do concurso será realizada no dia 29 de novembro, no mezanino do Verdemar Sion, em Belo Horizonte (MG). Para aproximar os consumidores dos produtores, o Verdemar entrou como parceiro do projeto da Emater-MG e, desde 2018, passou a lançar uma linha especial dos cafés campeões do concurso. A rede compra as sacas do primeiro e segundo lugar e dá um destaque especial nas gôndolas das 16 lojas do Verdemar, com um rótulo especial.

“Na embalagem colocamos a foto do cafeicultor e contamos uma breve história da origem dos grandes campeões, uma forma de criar ainda mais identidade entre os produtos e os clientes. Tudo feito com primor e cuidado”, destaca o diretor Comercial do Verdemar, Alexandre Poni.

Etapa final

Durante o evento, serão analisadas as 40 amostras classificadas na segunda etapa da premiação. Os cafés vão ser avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais, entre 7h30 e 13h.

As amostras vão ser submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. “O grupo de jurados é coordenado pelo provador Jorge Menezes, um dos profissionais da área mais respeitados no país, e reúne vários provadores com larga experiência em provas comerciais de café especiais. Então são provadores que conhecem os cafés de Minas Gerais e seguem a metolodologia SCAA”, explica o coordenador de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 amostras, das quatro regiões produtoras de café do estado: Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas. A maior parte dos participantes é formada por agricultores familiares. Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos (de um total de 100), na metodologia da SCAA.

“Este ano, os cafés estão com ótimas notas. Acreditamos que as notas serão mais altas que a edição anterior. Isso em função de condições climáticas e do maior cuidado que os produtores estão tendo. Os técnicos da Emater-MG vem orientando muito os cafeicultores nesse quesito de qualidade e a gente já percebe os frutos desse trabalho agora nos resultados do concurso”, explica o coordenador da Emater.

Premiação

A premiação do concurso ocorrerá de forma on-line, no dia 10 de dezembro, em live no canal da Emater no YouTube. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Serviço
Etapa final dos Cafés Campeões do 18º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Quando: 29 de setembro (segunda-feira)
Horário: 7h30 às 13h
Local: Supermercado Verdemar (Av. Nossa Senhora do Carmo, 1900, bairro São Pedro – Belo Horizonte-MG)

As informações são da Assessoria de Comunicação da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures