ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista diz que Brasil precisa estudar estatísticas de produção para próximas safras de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Durante a abertura da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), o conselheiro e ex-presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes, afirmou que o Brasil precisa estudar com mais atenção sua estatística de produção para as próximas safras. 

Os dados da previsão para a safra 2022/2023 variam muito de uma instituição para outra. “Os números divulgados estão entre 47 a 65 mi de sacas. O que é uma diferença muito grande. Por isso, devemos investir pesado para saber com mais precisão o quanto vamos produzir na próxima safra e o quanto podemos exportar da nossa produção”, explica, dizendo que o Brasil mantém 40% do mercado global do produto.

O especialista destaca que o consumo do produto cresce a cada ano e que a produção brasileira deve atingir, nos próximos anos, cerca de 70 mi de sacas para continuar atendendo as demandas do mercado. 

Impacto do conflito 

A invasão russa à Ucrânia afeta a economia do Brasil e consequentemente o mercado de café. Nelson Carvalhaes explica que o preço do café arábica acompanha a bolsa de Nova Iorque e o do canéfora a de Londres. “A queda nas principais bolsas do mundo e a valorização do real perante o dólar influenciaram diretamente nos preços, sem contar com os fundamentos da safra, estoques e insumos”, comenta.

A guerra é um fato isolado, mas que gera impactos consideráveis na vida de todos. O brasileiro já sente tais impactos na alta da inflação e também da energia elétrica e dos combustíveis. “É muito triste ver um cenário como este depois de sofrermos com o desafio de enfrentar um vírus e consequentemente a pandemia que mexeu com a vida da população mundial”, finaliza.

A Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, o 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. A feira é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Mais informações: www.fenicafe.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures