ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista aposta em outono-inverno mais úmido

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 31 de março, a cooperativa Cooxupé realizou uma palestra sobre clima, onde foi apresentada uma avaliação sobre as condições e eventos climáticos que podem impactar a safra cafeeira 2023/2024. O evento foi conduzido pelo engenheiro agrônomo e agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, que é sócio-fundador da Rural Clima, consultoria especializada em serviços de previsão meteorológica com foco no agronegócio.

Segundo o especialista, todas as condições levam a crer que não haverá geada este ano. Isso porque não acontece a influência do La Niña, que se encerrou, e, por outro lado, o El Niño ainda não é certeza. “Ninguém tem certeza se ele (El Niño) vai se formar. Caso se forme, qual seria sua intensidade e o regime de chuvas? Ainda não sabemos. Isso porque estamos tendo um aquecimento das águas do Pacífico seguido de uma neutralidade”, explicou. Marco Antônio enfatiza que essa situação não impacta diretamente a região de cultivo do café, pois o regime de chuvas e de seca decorre, em parte, do Oceano Atlântico.

No entanto, independentemente da influência de fenômenos climáticos naturais, ainda haverá um regime de chuvas nos meses que se seguem. “Teremos um outono-inverno mais úmido. Talvez tenhamos chuva ao longo dos meses. Isso não quebra o estresse hídrico? Sim. E se quebramos isso, podemos ter induções florais diferentes ao longo do ano. Isso impacta não agora, mas na safra 2024, pensando na qualidade na hora das exportações e nos blends oferecidos pela Cooxupé”, explica. 

Sobre as geadas, o agrometeorologista comenta: “Não sabemos se terá geada. Pois, ela depende de uma série de fatores, como vento e umidade. Mas as chances são menores do que nos últimos anos devido ao ambiente mais quente, com um Pacífico mais quente. Isso inibe a chegada das massas de ar polar”, conclui.

Assim, o especialista reforça que o outono-inverno será mais quente do que o previsto e o período, provavelmente, será marcado por ondas de frio, que é quando a queda na temperatura ocorre de forma mais rápida e em um curto período de tempo.

As informações são do Hub do Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures