ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Equipe técnica da Capal Cooperativa participa de curso sobre processamento de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre métodos e tecnologias de processamento do café no pós-colheita, a Capal Cooperativa Agroindustrial ofereceu à sua equipe de engenheiros agrônomos o nível 2 do curso “Q-Processing”. As aulas teóricas e práticas são promovidas pela Coffee Quality Institute (CQI), organização que atua a nível mundial com o intuito de melhorar a qualidade do café e a vida dos produtores cafeeiros. 

Durante as aulas, o corpo técnico da cooperativa recebeu diversas orientações sobre as variáveis que impactam as diferentes etapas do processamento do fruto no pós-colheita, além de conhecer novas ferramentas que buscam o aprimoramento na cadeia produtiva e a manutenção da qualidade do café até o final dos processos na área de atuação da Capal.  

Na ementa teórica do curso, são abordadas as melhores práticas com fundamento científico na escolha, colheita de matéria-prima, separação primária, limpeza, unidade operacional de despolpamento, desmucilagem, fermentação, secagem, benefícios, assim como trabalha os impactos e as origens dos defeitos na qualidade física e sensorial do café. Já a parte prática do curso permite que os participantes tenham uma experiência em montar e trabalhar com diferentes tipos de processamentos e fermentações, como a fermentação submersa, a seco e a utilização da tecnologia de inoculação como cultura iniciadora.

Nos próximos dias, haverá um outro encontro onde os agrônomos da cooperativa poderão fazer a avaliação sensorial na xícara dos lotes que eles mesmo criaram. O curso “Q-Processing” foi realizado na Fazenda Califórnia, localizada em Jacarezinho (PR), e ministrado pelo produtor Luís Roberto Saldanha, cooperado da Capal e um dos poucos especialistas do setor credenciados no Brasil para fazer a mediação dos encontros. 

Para Saldanha, a importância de aplicar este curso é para difundir os conhecimentos no pós-colheita, que tem evoluído muito rapidamente, e não chega na mesma velocidade aos cafeicultores. "Esta é uma iniciativa extremamente inovadora e importante para promover a valorização dos técnicos, que são agentes de transformação por terem o contato mais próximo com os cooperados. É uma alavanca propulsora do desenvolvimento da qualidade na região da Capal pela capacitação do corpo técnico, que já é um corpo de excelência, e agora adiciona o conhecimento em manejo de processos pós-colheita”, comenta. 

O Coordenador de Café da Capal, Newton Openheimer, elogia a aplicação do curso. “Garante uma visão abrangente de como as práticas agronômicas têm efeito no desenvolvimento do fruto, resultando na qualidade da bebida que consumimos”. Newton acrescenta que as aulas também oferecem a possibilidade de elaborar um manual de boas práticas para cada associado. “Neste caso, é interessante a criação de manuais específicos e direcionados, atendendo a realidade de cada propriedade”, observa.

De acordo com Saldanha, para a elaboração de manuais específicos de boas práticas, é necessário ter um entendimento amplo de cada etapa dos processos para que, ao final, seja segregado e tenha adição de valor de forma potencializada. “Criado com base científica e de forma customizada para as condições locais da região da cooperativa, considerando as características de solo, clima, variedades e adoção de tecnologias, o manual de boas práticas vem para melhorar a rentabilidade do produtor cafeeiro, da cooperativa e garante a visibilidade da região como uma produtora de cafés especiais e diferenciados”, declara. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures