ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Equilíbrio de gênero na cafeicultura é tema de webinar da Università del Caffè Brazil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Università del Caffè Brazil, PENSA, illycaffè e FIA Escola realizaram o 23º Seminário anual da Universidade do Café/PENSA, com o tema “Equilíbrio de gênero: um caminho a ser trilhado”. O objetivo foi fomentar discussões e propor sugestões de estratégias públicas e privadas que podem ser implementadas por empresas e organizações públicas. 

Mediado pelo Prof. Dr. Decio Zylbersztajn (Professor Titular Sênior – USP), o webinar promoveu o debate sobre o tema com o objetivo de contribuir efetivamente com a redução do desequilíbrio de gênero no agronegócio café. 

O encontro on-line contou com as presenças de Anna Illy (Presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho Administrativo da illycaffè), Profª Dra. Raquel Soares (Professora Associada UFV Campus Rio Paranaíba), Profª Heliani Berlato (professora livre docente ESALQ/USP) e Profª Dra. Christiane Leles Rezende De Vita (professora e pesquisadora da Università del Caffè Brazil).

A Università del Caffè Brazil, sempre alinhada com a illycaffè, tem conduzido pesquisas que adicionem valor para participantes do agronegócio café. Em função da relevância das questões sociais de inclusão, a 16ª pesquisa abordou o desequilíbrio de gênero na cafeicultura.

De acordo com a pesquisa, apesar dos avanços que ocorreram nos últimos anos, o desequilíbrio de gênero ainda predomina nas regiões agrícolas do país. As cafeicultoras têm menos acesso à informação, à assistência técnica, linhas de créditos e, consequentemente, possuem menor produtividade. A sociedade toda perde com a desigualdade, os impactos negativos são sociais, mas também econômicos.

Os debates evidenciaram que a inclusão das mulheres em todos os setores, desde a indústria de insumos agrícolas, passando pela agricultura, indústria, varejo e serviços ao consumidor é uma necessidade. Tanto se fala em empoderamento feminino, mas é preciso sair do discurso e oferecer, efetivamente, espaço e condições necessárias para a inclusão das mulheres e igualdade de condições.

O evento foi aberto pela presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho  Administrativo da illycaffè, Anna Illy, que destacou a forte presença feminina na empresa. Além da CEO, Cristina Scocchia, das 11 pessoas do conselho administrativo, 6 são mulheres. A cultura da organização trabalha continuamente a gestão da diversidade, como resultado, mulheres correspondem a 45% da equipe total de colaboradores. Anna ainda revelou que a Fundação Ernesto illy tem apoiado ações coletivas de mulheres e citou o exemplo de uma cooperativa composta apenas por mulheres no distrito Hindiro, perto do Lago Kivu.

A Dra. Raquel Soares, Professora Associada UFV Campus Rio Paranaíba, apontou os temas relevantes abordados durante a realização da pesquisa sobre igualdade de gêneros, como sustentabilidade, ações coletivas, acesso à informação, desafios na educação e políticas públicas.

Segundo a Profª Dra. Raquel, além do levantamento, o estudo tem caráter propositivo, com diversas sugestões para estratégias públicas e privadas, fornecedores de insumo, cafeicultores, cooperativas, organizações, indústria e consumo.

A Profª Dra. Christiane Leles Rezende De Vita, professora e pesquisadora da Università del Caffè Brazil, destacou que a mudança social e cultural é necessária, mas demanda muito tempo para se concretizar; estima-se de 100 a mil anos. Já as mudanças provocadas pelas estratégias de empresas acontecem de forma muito mais rápida, em até 10 anos. Por isso é tão importante que as pessoas se envolvam no processo, de forma pessoal e profissional, apenas desta forma teremos uma redução neste desequilíbrio que tanto prejudica a sociedade como um todo.

O relatório da pesquisa possui sugestões de estratégias em diversos níveis e está disponível no site da Universidade do café.

Confira abaixo o conteúdo completo do webinar:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures