ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig realiza 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última quinta-feira (25), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Federação dos Cafeicultores e com a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), realizou a 6ª edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro.

O evento foi realizado no Centro Excelência do Café, localizado no Campo Experimental da Epamig, em Patrocínio (MG), e reuniu cerca de 200 participantes interessados em saber mais sobre tecnologias e cultivares de café adaptadas para a reunião.

A programação contou com os painéis "Pesquisa brasileira na cafeicultura: Avanços tecnológicos e principais desafios" e "Resultados de produtividade e qualidade de cultivares para a cafeicultura do Cerrado Mineiro", além de um debate com a participação dos produtores Daniel Bruxel (Fazenda São João), Alessandro Brandão (Fazenda Duas Pontes) e Acácio Dianin (Fazenda Castelhana) que contam com Unidades Demonstrativas instaladas nas propriedades deles.

Além das atividades presenciais, aconteceu também a apresentação dos resultados da colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, conduzido pelas instituições.

Iniciado em 2016, o projeto conta experimentos implantados em 25 propriedades comerciais, de 12 municípios do Cerrado Mineiro, além de uma unidade no Campo Experimental da Epamig em Patrocínio. O objetivo é avaliar o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Empresa e orientar os produtores no momento do plantio ou da renovação da lavoura. Os resultados parciais têm sido apresentados após o balanço de cada safra e ao final do projeto será disponibilizado um software com todas as informações

Durante o encontro também foi lançado o livro "Cafeicultura do Cerrado", elaborado pela Epamig, em parceria com a Embrapa. A publicação aborda todos os aspectos de produção de café no bioma Cerrado, com destaque para as tecnologias que permitiram a expansão do cultivo para essas áreas.

Atualmente, a cafeicultura da região desponta como uma das mais modernas e tecnificadas e é exemplo de orga­nização. O modelo organizacional único, pautado no associativismo e no cooperativismo, é um dos diferenciais de sucesso.

Em 50 anos, a cafei­cultura do Cerrado conseguiu destaque no mercado global, conquistando marca e Denominação de Origem (DO), a primeira no Brasil. "O livro vem valorizar e consolidar o potencial da cafeicultura da região, reunindo o que há de mais atual em informações e tecnologias espe­cíficas para a atividade. Desde o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, culminando em informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras", afirma a presidente da Epamig, Nilda Soares. 

Organizada pelos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho (Epamig), André Dominghetti Ferreira (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (Epamig) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp), a obra conta com a participação de autores conceituados de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil. As informações disponibilizadas pretendem disseminar o conhecimento e garantir a continuidade da atividade neste bioma e em sistemas produtivos semelhantes.

A publicação pode ser adquirida na Livraria Epamig, pelo site, e-mail livraria@epamig.br ou telefone (31) 3489-5002. O valor é R$ 69 (mais frete).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures