ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entidades mineiras avaliam as perdas causadas pela seca e altas temperaturas nas lavouras de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Representantes da Emater-MG e do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) se reuniram nesta terça-feira (10), em Belo Horizonte (MG), para consolidar uma atuação conjunta no levantamento de perdas por intempéries climáticas na cafeicultura do estado. A ideia é somar esforços ao levantamento de safra anualmente realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para quantificar os danos e sua abrangência com maior agilidade possível, e apontar os mecanismos de recomposição de renda adequados para cada produtor ou região mais atingidos.

“Sabemos das perdas que necessitam ser mensuradas, o que deve ser feito a partir de um mapeamento mais preciso da situação. Criaremos uma força tarefa a campo, com técnicos do Sistema Faemg e da Emater-MG, para que ainda em dezembro possamos ter uma estimativa mais assertiva do que será consolidado em janeiro, com a parceria da Conab. É importante termos a maior celeridade possível neste momento, auxiliando e orientando os produtores a buscarem alternativas nas linhas de crédito ou acionando as seguradoras, quando for o caso. E buscarmos outras soluções para minimizar os impactos e dar condições aos produtores de continuarem produzindo e mantendo ativo um dos mais importantes setores da economia mineira”, disse o vice-presidente do Sistema Faemg e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura, Breno Mesquita.


Foto: Divulgação Faemg

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, reiterou a importância do trabalho conjunto das entidades, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Governo de Minas, para que as ações de apoio técnico aos produtores sejam efetivas no campo.

“Mensurar as perdas neste momento requer cautela e estudo, para identificar o seu impacto na produção, bem como acompanhar como será o desempenho do regime de chuvas neste final de ano. Precisamos levantar o máximo possível de informações com urgência, fazendo o acompanhamento da safra nos municípios e regiões. Faremos um alinhamento com os técnicos das entidades, para levantar informações junto aos produtores e para emitir laudos técnicos por propriedades e/ou por municípios, orientando e subsidiando as ações e políticas públicas cabíveis”, disse Laterza.

Resultados do encontro

- Criação de força tarefa para antecipar o levantamento das perdas no estado, com nivelamento dos técnicos dos programas do Sistema Faemg e da Emater-MG (vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que irão a campo.

- Orientação de produtores sobre o seguro de safra e linhas de crédito disponíveis. Elaboração de laudos técnicos para os produtores mais afetados e para municípios onde haja a necessidade de decretar estado de emergência.

Café em Minas Gerais 

- O café é um dos principais produtos do agro mineiro.
- Minas deve responder, em 2020, por 52% da produção nacional – a estimativa para este ano é entre 30 e 32 milhões de sacas colhidas.
- 456 municípios mineiros têm a cafeicultura entre suas principais atividades econômicas.
- O café é a principal fonte de renda de em torno de 140 mil famílias mineiras.
- 124 mil delas são cafeicultores de pequeno porte, da agricultura familiar.
- Cerca de 4 milhões de empregos são gerados em toda a cadeia produtiva do grão no estado.
- Valor Bruto da Produção (VBP) da cafeicultura em 2020 é estimado em R$ 16,7 bilhões em MG, representando 61% do VBP nacional do setor.
- MG exportou, em 2019, aproximadamente 27 milhões de sacas, movimentando US$ 3,5 bilhões. Principais destinos: EUA, Alemanha e Japão
- As remessas internacionais de café naquele ano representaram 44,6% das exportações totais do agronegócio mineiro.

As informações são da Emater-MG e Sistema Faemg.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures