ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Engenheiro agrônomo descarta possibilidade de supersafra de café no Brasil em 2023

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/09/2022

2 MIN DE LEITURA

1
0

O 50º episódio do podcast Procafé, realizado pela Fundação Procafé, teve como tema central as expectativas para a próxima safra cafeeira no Brasil. O bate-papo foi realizado pelos engenheiros agrônomos Alexandre Pedrosa e Alysson Fagundes.

Alysson começou comentando sobre a florada, que teve uma aparição pequena nas lavouras não irrigadas e um ótimo desempenho nas que são irrigadas, o que não é motivo para alívio, pois ele relembra que as lavouras irrigadas de arábica representam menos de 5% da cafeicultura do Sul de Minas e são inferiores a 10% se considerarmos o Brasil como um todo. “Quando se fala que a cafeicultura nacional tem 10, 12% de irrigação, é porque também está considerando o canéfora (conilon), que tem muito mais irrigação do que o arábica”, destacou.

Um dos fatores que impactam negativamente no resultado da florada nas lavouras é o clima, que não tem sido bom para a cafeicultura nos últimos tempos. “Nós tivemos déficits hídricos severos em junho, julho e agosto, então não tinha como ser diferente as floradas nas lavouras não irrigadas”, disse o engenheiro agrônomo. “Além de ser uma florada pequena, está com tudo para um baixo pegamento devido a baixa hidratação da planta e as baixas temperaturas ocorridas. Vamos torcer para termos uma segunda e talvez uma terceira florada melhor. Mas essa primeira florada, para a maioria das lavouras, foi muito ruim”, comentou.

Em relação às chuvas até a primeira quinzena de setembro, Alysson destacou que são mais do que necessárias, uma vez que a grande maioria das lavouras de arábica não irrigadas do Sul de Minas, Mogiana e Cerrado Mineiro, hoje em dia, estão em uma situação bastante difícil. “O que vai resolver a safra de 2023 é essa primeira quinzena de setembro. Se tivermos chuvas, teremos uma safra, em 2023, média/boa. Já não tem a menor possibilidade de supersafra. Se não tivermos chuvas na primeira quinzena de setembro e se a previsão meteorológica se confirmar, que é de setembro sem chuvas ou com pouquíssima chuva, aí sim nós teremos um problema muito grave. Com certeza um 2023 tão ruim quanto 2021”, afirmou.

O engenheiro agrônomo elencou os fatores que indicam que em 2023 o Brasil não terá uma supersafra de café: “Primeiro, o crescimento não ajudou. Nós não temos lavoura em tamanho normal para dar uma boa florada. Segundo, a geada ainda prejudica a safra de 2023, porque as lavouras recepadas só darão carga boa em 2024. As lavouras muito afetadas pela geada, que foram esqueletadas e ainda não voltaram ao normal, também vão afetar a safra de 2023. O clima não está ajudando, já estamos com déficit hídrico. Então eu não consigo enxergar um 2023 com safra boa”. 

Ao final, Alysson e Alexandre destacaram a importância da irrigação nas lavouras. “Se o produtor pode irrigar um hectare, irriga um. Se ele pode irrigar dez, irriga dez. Se pode irrigar 100, irriga 100”, indicou. “É a garantia de que em um ano ruim, você continue vivo na cafeicultura e mantendo um padrão”, comentou Alexandre.  

Este e outros episódios do podcast da Fundação Procafé você pode assistir clicando aqui.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO JOSE

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/09/2022

Bom,sou da regiao zona da mata de minas, qt vai ser a safra futura , nao sei,mas posso falar da minha safra 23,será de no minimo 50% menos da safra atual,que ja vem de percas sequentes,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures