ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro Estadual de Agronegócios apresenta balanço do setor em São Paulo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Na última segunda-feira (5) ocorreu o Encontro Estadual de Agronegócios, promovido pelo Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo Sebrae-SP, com o tema “Agrosempre”, que apresentou o balanço de 2021 e o planejamento das ações previstas para este ano. 

O presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, destacou que “em 2021 foram realizadas diversas ações que beneficiaram o pequeno produtor rural de São Paulo". "Os resultados em 2022 devem ser ainda melhores”, acrescentou, em mensagem exibida aos 400 participantes do evento, entre produtores, presidentes de sindicatos rurais, coordenadores do SENAR-SP, técnicos, gerentes regionais e diretoria do SEBRAE-SP e do Sistema FAESP/SENAR-SP.

Para o presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente da FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles, o empenho e a união de todos foi fator chave para reverter rapidamente os impactos econômicos provocados pela pandemia nos pequenos produtores e empreendedores paulistas.

“Em 2020 e 2021, rodamos quase 200 mil quilômetros por todo o estado de São Paulo. Traçamos um raio-x da situação dos empreendedores do campo, do comércio, da indústria e de serviços, conseguindo diagnosticar os gargalos e onde estavam as possibilidades de crescimento das mais diversas cadeias produtivas”, declarou.

O relato sobre o que ocorreu em dois anos da pandemia de Covid-19 também foi a tônica dos pronunciamentos do dirigente do SENAR-SP, Mario Biral, e dos diretores do Sebrae-SP, Ivan Hussni e Guilherme Campos.

Entre os programas apresentados no Encontro, foram destaque o ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural), que contempla a atuação de mais de 100 agentes em campo na aplicação de metodologia específica para 1.250 produtores rurais paulistas propondo melhorias aos seus ciclos produtivos, trazendo soluções e inovações a partir das definições previstas em um plano de trabalho com duração de oito meses.

“Estudos apontam que, ainda neste ano, 60% das relações comerciais serão totalmente digitais. Isso indica que o futuro começa agora e passa, necessariamente, pela inovação. Nos últimos anos, visitamos todos os parques tecnológicos paulistas. Fizemos parcerias com governo do Estado de São Paulo e outros participantes desses hubs para garantir que o acesso à inovação aconteça sem burocracia, a baixo custo, o quanto antes”, disse Tirso Meirelles.

Além do ALI Rural, o vice-presidente da FAESP enfatizou os programas para agregação de valor e anunciou importantes projetos, como SEBRAETec, Inova Senar, Ganhos Rápidos, Feiras Internacionais e Nacionais, Melhorias de Gestão -- Empreenda Rápido e Rodadas de Negócios. “É um importante conjunto de esforços que beneficiarão cerca de 35 mil pessoas do campo”, declarou Tirso Meirelles.

Também houve a aprovação no âmbito do Sebrae-SP de investimentos nos próximos anos em projetos relevantes para o setor, além de parcerias com a iniciativa privada e entidades que estimulam a inovação em São Paulo.

No escopo do Sistema FAESP/SENAR-SP destaque para a criação dos Projetos Integrados do Agronegócio, um trabalho conjunto entre as equipes técnicas das entidades com o Sebrae-SP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Para 2022, há um plano de expansão de agronegócios pactuado com nossa diretoria, o Agrosempre, tendo como pilar o ALI Rural”, afirmou o vice-presidente.

Ações do SENAR-SP

O Programa Inova Agro SENAR tem previsão para atender 1.667 turmas até dezembro de 2022, alcançando mais de 18 mil produtores rurais. O Programa contempla temas como agregação de valor, melhoria dos processos de comercialização, boas práticas agrícolas, inserção de práticas de turismo, melhoria da produção de café, leite, hortifruti e piscicultura.

A parceria entre as entidades organizadoras do Encontro Estadual de Agronegócios se reflete ainda em participação em grandes feiras, onde as empresas atendidas com relevância no mercado expõem seus trabalhos nos estandes. Em março, sete micro e pequenas empresas da cadeia de alimentos e bebidas com foco em proteínas marcaram presença no estande do Sebrae na Expomeat. O calendário de 2022 contempla ainda a Agrishow, Anufood, Apas, Feira do Empreendedor, Hortitec e Fispal.

No encerramento, o vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP ressaltou o momento de reconstrução. “Dos negócios, da comunidade, do país, valorizando todo aprendizado que nos fez chegar até aqui e aproveitando as oportunidades que se abriram, com este mundo transformado e cada vez mais conectado, digital, em que a preocupação com a ética e a sustentabilidade no seu espectro maior vão dar a tônica do que virá”, concluiu.

As informações são do Sistema FAESP/SENAR-SP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures