ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro busca fortalecer a Identificação Geográfica dos cafés Robustas Amazônicos em Rondônia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Rondônia é um dos destaques quando o assunto é café. A Indicação Geográfica (IG) na espécie Denominação de Origem (DO) para o café das Matas de Rondônia – Robustas Amazônicos foi a primeira do Brasil do gênero a ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é um marco positivo para o desenvolvimento da cafeicultura de Rondônia. Com o objetivo de discutir a melhoria da produção do fruto e a valorização do café, o Sebrae em Rondônia participou no último sábado (3), em Cacoal, do encontro com cafeicultores, prefeitos e empresários do ramo da região.

“Nesse evento vamos descobrir juntos o que é uma Indicação Geográfica. Esse é um processo que vai valorizar o café de Rondônia, um projeto que foi iniciado em 2016 entre o Governo do Estado e o Sebrae, com valores divididos, e mais outros parceiros, entre eles a Embrapa e o Ministério da Agricultura, além de alguns parceiros privados Brasil afora. É um projeto com várias etapas, incluindo concursos, e tivemos a grata satisfação de descobrir excelentes cafés, como das comunidades indígenas. Depois começamos a participar da Semana Nacional do Café, onde Rondônia ganhou vários prêmios diferentes, e agora estamos na etapa final desse processo, que é para consolidar a identidade, a marca do café do Estado”, disse Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia.

Para José Jodan, vice-governador do estado, a importância desse evento é ímpar para a produção do café da região. “A Indicação Geográfica dá parâmetros para os cafeicultores produzirem um café de melhor qualidade e traz orientação. Por isso, estamos muito felizes com esses encontros e essas reuniões que vêm fortalecer e trazer informações para os nossos produtores. Quero parabenizar todos os prefeitos que participaram desse encontro, o pessoal do Sebrae, porque é de suma importância essa organização para melhorar os cafés de Rondônia, e aproveitar e parabenizar todos que se inscreveram no Concafé para trazer uma rentabilidade satisfatória para todos”, disse o vice-governador. 

“Cacoal é a capital do café, e hoje estamos felizes por sediar esse evento na base da produção do café do Estado de Rondônia, e aqui estamos fazendo a união entre 15 prefeitos para avançar cada vez mais. Estamos trabalhando para melhorar carreadores e estradas, substituição de pontes, além de equipamentos e maquinários para entrarmos com a parte técnica, ajudando o produtor a fazer o seu tanque de irrigação. Tudo isso está dentro dos objetivos da Secretaria de Agricultura do município, e queremos compartilhar com os outros prefeitos do Estado o que está dando certo em Cacoal”, afirmou Adailton Fúria, prefeito de Cacoal.

Para Ezequías Braz Neto, presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, o Estado foi presenteado por Deus. “Temos um café diferente, pois nosso café, devido ao clima e às nossas matas, é mais graúdo, com mais cafeína, com menos acidez, e é um café que o mundo inteiro provou, bebeu e gostou, então sem dúvida é um produto diferenciado dos outros Estados”, afirmou Braz Neto.

“Fui convidada pelo Sebrae para dar uma palestra aqui em Cacoal e falar sobre a realidade da IG da nossa região, que fizemos em 2007 e tivemos que evoluir bastante. Aqui em Rondônia acabaram de conseguir a Indicação Geográfica do café, e este evento é para mostrar a força que a cafeicultura traz para a região, o desenvolvimento. Falamos sobre minha experiência nesse ramo”, concluiu Flávia Lancha, cafeicultora da região da Alta Mogiana (SP).

As informações são do Sebrae-RO.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures