A tecnologia está cada vez mais presente no agro, possibilitando a otimização da produção e aumento do volume e da lucratividade do produtor, além de revolucionar o plantio, o cultivo e a colheita nos rincões de todo o país. Mesmo assim, é consenso que o setor ainda tem um caminho grande a percorrer, principalmente, quando falamos de comércio eletrônico.
A Webjump, empresa de tecnologia especializada na construção de lojas virtuais seguras, tem contribuído com o processo de transformação digital do segmento com o desenvolvimento de plataformas de e-commerce enterprise, escaláveis, flexíveis e seguras.
Um dos projetos mais recentes foi desenvolvido com o Broto, plataforma digital do Branco do Brasil, como alternativa para o produtor rural ter acesso pela internet a equipamentos e serviços, tendo em vista o fortalecimento da atividade rural.
O Broto possui uma loja onde se encontram máquinas, implementos, equipamentos de energia, irrigação e armazenagem, serviços, insumos e tecnologias voltadas à agricultura de precisão. Além de ser um canal que busca trazer informações e insumos com melhores práticas para o dia a dia do produtor rural.
O produtor rural que faz parte do Broto tem acesso facilitado ao crédito do Banco do Brasil e às proteções da BB Seguros. Com a Webjump, principal referência na área de Customer Experience e Adobe Commerce no país, o Broto se tornou um marketplace poderoso, que faz a ponte entre o produtor rural e a tecnologia. O modelo é pioneiro e relevante no mercado agro, que já vem atingido bons resultados com menos de dois anos de operação.
“Apesar de usar muita tecnologia na produção, com equipamentos e maquinários de última geração, o agro ainda é um pouco imaturo quanto à digitalização dos processos. Temos algumas barreiras a superar, como a resistência de parte dos produtores ao e-commerce. Mas criamos uma ferramenta funcional, segura e que vai atender os principais pontos de dor desses produtores”, afirma Erick Melo, Chief Operating Officer (CCO) da Webjump.