ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empregos no agronegócio apresentaram queda de 5% em 2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

De acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a população ocupada no agronegócio somou 17,3 milhões de trabalhadores em 2020, uma queda de 5,2% ante 2019.

O número de ocupados no Brasil registrou queda de 7,9% na comparação com os dois últimos anos, o equivalente a 7,3 milhões de pessoas. Com isso, a participação do agronegócio no mercado de trabalho nacional aumentou para 20,1%, contra 19,5% em 2019.

Segundo pesquisadores, o resultado do mercado de trabalho do agronegócio em 2020 foi causado por quedas nos empregos em todos os seus segmentos, com destaque para a agroindústria e os agrosserviços. O número da população ocupada no setor ao longo do ano passado diminuiu mais do que o usual.

A crise de Covid-19 pode ter influenciado esses números. Eles recordam que “reduções abruptas ocorreram especialmente entre abril e junho de 2020. Sinais de retomada do mercado de trabalho foram observados no terceiro trimestre e confirmadas apenas no último trimestre do ano”.

Análises do Cepea por grupos de trabalhadores mostraram que a redução de ocupações no agronegócio afetou mais os empregados sem carteira assinada, os com menores níveis de instrução formal e as mulheres. Esses dados apoiam a hipótese do maior impacto dos choques no mercado de trabalho sobre os trabalhadores com perfis mais vulneráveis.

Os rendimentos médios mensais efetivos do setor cresceram em 2020, com destaque para a categoria de empregadores. A análise do perfil de trabalhadores do agronegócio brasileiro considera posição na ocupação e categoria de emprego, nível de instrução e gênero.

As informações são da Revista Globo Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint