ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa-RO e município do Amazonas assinam parceria para fortalecimento da cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa Rondônia assinou, ao lado da prefeitura de Lábrea, no Amazonas, um convênio de cooperação técnica que une os esforços da pesquisa e da gestão pública para o fortalecimento e a elevação do padrão tecnológico da cafeicultura no município, aliando qualidade e sustentabilidade. Isso será realizado por meio de ações de transferência de tecnologias na região, com a implantação de Unidades Demonstrativas e a capacitação de técnicos e demais multiplicadores. As ações já tiveram início e devem ir até 2025.

Segundo a secretaria de Produção e Abastecimento de Lábrea, a cultura do café é uma alternativa de renda para os produtores e este projeto deve beneficiar diretamente cerca de 400 famílias que estão em duas regiões atendidas: uma comunidade próxima à cidade de Lábrea e outra que fica cerca de 80 km, no Projeto de Assentamento Monte, próximo à sede do município de Boca do Acre (AM).

“Esperamos que o desenvolvimento da cafeicultura no município de Lábrea contribua para o aumento da renda dos nossos agricultores familiares e, consequentemente, com a melhoria na qualidade de suas vidas. Assim como possibilite a redução do êxodo rural”, afirma Gerlando Lopes, secretário municipal de Abastecimento.

Para Frederico Botelho, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, esta parceria irá fortalecer e expandir os resultados obtidos no Amazonas e difundir a cafeicultura como alternativa para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Amazonas, principalmente para a agricultura familiar. “A Embrapa realiza ações em diversos municípios do Amazonas e agora estruturamos um plano de trabalho para os próximos quatro anos. Seguimos a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na Amazônia, e estamos com grande expectativa de cooperar com nossos conhecimentos para o desenvolvimento da região”, destaca Frederico.

As ações fazem parte de um convênio de cooperação técnica e financeira celebrado entre a Embrapa Rondônia, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG) e a Prefeitura Municipal de Lábrea.

Como vai funcionar

A equipe da Embrapa Rondônia será responsável em conduzir as capacitações e treinamentos, articular com instituições a transferência de informações ou a recepção dos técnicos em cursos e treinamentos com reconhecido conteúdo e qualidade técnica na cafeicultura. Por meio deste projeto serão implantadas e acompanhadas duas unidades demonstrativas de café nas comunidades escolhidas pela prefeitura.

Estas Unidades serão implantadas com as cultivares de café desenvolvidas pela Embrapa Rondônia e estas áreas servirão como ambiente didático para capacitações, dias de campo e demais ações de trocas de conhecimentos. “A Embrapa já irá disponibilizar as estacas para a implantação das unidades demonstrativas e também daremos início aos cursos e a um diagnóstico inicial da cafeicultura na região”, afirma o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Denis Cararo.

Durante o projeto, a equipe técnica e de multiplicadores do município também realizará visitas às áreas de pesquisa com café da Embrapa Rondônia, o que auxiliará na constante atualização quanto a temas como implantação, manejo e condução da lavoura, produção de mudas, colheita e pós-colheita do café.

Ao final do projeto espera-se que os produtores tenham acesso e adotem tecnologias e recomendações para a cafeicultura e, consequentemente, possa haver o aumento da produção, da produtividade, qualidade do café no município, aliado à melhoria de renda e qualidade de vida das famílias cafeicultoras.

As informações são da Embrapa Rondônia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint