ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embarques de café do Vietnã estão em queda

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os consumidores globais de café que buscam mais suprimentos para preencher o vazio deixado pela geada devastadora no Brasil não obterão muito alívio do Vietnã. Os embarques do país, o maior produtor de café robusta, estão diminuindo por causa dos estoques esgotados dos produtores, o agravamento do surto de Covid-19 e uma grave escassez de contêineres. As exportações devem continuar caindo até setembro, de acordo com as principais transportadoras Intimex Group e Simexco Daklak.

“Os agricultores dizem que acabaram os grãos e, portanto, não podem se beneficiar desse aumento nos preços. Não compramos grãos e não vendemos grãos por mais de um mês”, disse Do Ha Nam, presidente do Intimex Group.

Os preços da variedade arábica de sabor mais suave negociada em Nova York dispararam para os mais altos desde 2014 na última semana, depois que o clima frio destruiu cafeeiros no Brasil. Isso ajudou a elevar os preços de Londres do robusta para o mais alto desde 2017. O arábica deve aumentar 25% este mês e o canéfora (robusta) cerca de 13%.

“A alta dos preços não beneficiou muito os exportadores”, disse Phan Hung Anh, presidente-executivo da Quang Minh Coffee Trading JSC na província de Binh Duong, no sul do país. “O aumento nos custos de envio desestimulou os importadores a comprar grãos no Vietnã. Não temos novos contratos para comprar grãos dos agricultores”.

Enviar um contêiner do Vietnã para a Europa custa até US $ 10.000, seis a sete vezes mais do que há um ano, de acordo com Phan, que vê os embarques de sua empresa para o exterior neste ano diminuindo em pelo menos 20%, ante 50.000 toneladas em 2020.

Os exportadores do país não foram capazes de lucrar muito com o salto no mercado porque os estoques em seus armazéns na área da cidade de Ho Chi Minh já foram avaliados, de acordo com uma pesquisa com traders. “Temos grãos suficientes para cumprir nossos compromissos até o final da temporada”, disse Le Tien Hung, presidente da segunda maior transportadora Simexco Daklak.

Os remetentes estão preocupados que a dificuldade logística possa persistir até o final deste ano, quando a nova safra chega e as exportações normalmente aumentam. Um novo surto explosivo de casos de coronavírus é outra preocupação.

A colheita pode desacelerar se o vírus permanecer por perto até o pico da colheita em novembro, disse Hung, da Simexco, que vê uma safra menor por causa da queda nas chuvas e da falta de investimento. Enquanto a maioria dos traders disse que é muito cedo para uma previsão, cinco dos 11 entrevistados esperam uma boa safra, com dois observando um aumento de 6 a 10% em relação aos 1,7 milhão de toneladas do ano anterior. As exportações até julho deste ano estão 9% abaixo do ano anterior, de acordo com o escritório de estatísticas.

As informações são da Bloomberg / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures