ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG registra estimativa de queda na colheita do café em Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Problemas enfrentados pelo clima resultam em uma estimativa de queda de 20% na colheita do café em Minas Gerais. Segundo a Empresa de Assistência Rural de Minas Gerais (Emater), a expectativa inicial, neste ano, era de que fossem colhidos cerca de 33 milhões de sacas. A nova previsão é de uma safra de 26 milhões de sacas.

O café é um dos principais geradores de renda no estado. O grão é cultivado em mais de 600 dos 853 municípios mineiros, sendo a principal atividade econômica em 340 deles. Cerca de 4 milhões de empregos são gerados em toda a cadeia do setor.

O gerente do Departamento Técnico da Emater, Bernardino Cangoussu, explica que a produção é bianual: de dois em dois anos há uma grande safra, que costuma dar fôlego para os produtores. Neste ano, era esperada uma colheita maior, para compensar os produtores, o que não ocorreu. 

Para o produtor Luiz Fernando Ribeiro, de Areado, do Sul de Minas, depois que uma geada atingiu a fazenda, ele teve que erradicar metade da lavoura, e o restante está em processo de recuperação.

A expectativa era colher 5 mil sacas de café neste mês, e a perda chegou a mais de R$ 6 milhões em faturamento – parte do prejuízo foi coberta pelo seguro. Segundo Luiz Fernando, para os produtores menores está sendo ainda mais difícil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a dezembro do ano passado, o custo do café para os consumidores subiu 56%. O economista e colunista da CBN, Paulo Pacheco, diz que, com esses problemas, o valor pode crescer ainda mais. 

“Vai subir. Existe uma pressão de alta. O Brasil é quase 40% do comércio de café do mundo. Então, o que acontece aqui, primordialmente em Minas Gerais, reflete no mundo inteiro. Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor mundial de café (…) Então, é o preço internacional do café, que não tem como a gente mexer, versus a oferta, que está menor, e o Brasil é causador disso, dólar e os custos da indústria”, explica.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) divulgou um alerta de risco de geada entre os dias 17 e 23 de maio. Produtores já estão se mobilizando para mitigar os danos e evitar novos prejuízos.

As informações são do G1MG e CBN.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures