Emater/MG: gestão eficiente comemorada nos 59 anos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) completa, no próximo dia 6 de dezembro (quinta-feira), 59 anos de fundação. A eficiência do sistema de gestão adotado pela Emater-MG atraiu o interesse de entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural de mais de 15 estados, que, durante o ano de 2007, vieram conhecer o planejamento estratégico, as ferramentas de gestão, além dos programas e projetos da empresa, voltados para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) completa, no próximo dia 6 de dezembro (quinta-feira), 59 anos de fundação. Além de comemorar os resultados alcançados até aqui, os mais de 2.500 profissionais atuantes em 780 municípios mineiros estarão reunidos para definir as estratégias para o próximo ano. A proposta é concentrar o foco na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, a Empresa vem implementando modernas metodologias de gestão, já aplicadas com sucesso na iniciativa privada.

A eficiência do sistema de gestão adotado pela Emater-MG atraiu o interesse de entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural de mais de 15 estados, que, durante o ano de 2007, vieram conhecer o planejamento estratégico, as ferramentas de gestão, além dos programas e projetos da empresa, voltados para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

"Juntos vamos consolidar e construir novas metodologias mais eficientes de gestão, oferecendo assim melhor serviço para o meio rural brasileiro", destaca o presidente da Emater-MG, José Silva Soares. Ele também preside, desde 2005, a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Outros órgãos estaduais e federais também se interessaram pelo modelo de gestão da Emater-MG, como o Banco Central, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Militar.

Dentre os projetos da Emater/MG o "Minas sem fome" distribuiu sementes e insumos agrícolas para cerca de 120 mil famílias em 2007. O projeto "Água no semi-árido" implantou sistemas de abastecimento na zona rural no município de São Francisco, no Norte de Minas, e levou água para 1,5 mil famílias de 30 comunidades. Em 2008, mais 150 comunidades deverão ser atendidas. O "Transformar" proporcionou a formação de mais de 1.300 jovens rurais em todo o estado, para que estejam mais preparados para enfrentar os desafios de conduzir as propriedades familiares. O "Educação Ambiental" criou uma rede de centros de excelência em meio ambiente, em parceria com diversas instituições estaduais e nacionais e com apoio da Unesco. Para 2008, a meta é orientar 300 mil produtores rurais de todo o estado sobre práticas ambientais corretas.

As informações são da Emater/MG.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.