Durante o Show Rural, nesta quinta-feira (10), o Grupo de Trabalho do Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio realizou no Espaço Sebrae, o primeiro encontro após a concessão do título para a região de Cascavel (PR). A chancela foi oficializada em dezembro passado, por uma comissão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na pauta da reunião, estiveram discussões sobre os próximos passos do Grupo, além do pré-lançamento do Portal Agro Hub Brasil.
“Estamos trabalhando para fortalecer incentivar a inovação no agro. Existe um conjunto de oportunidades enorme e é preciso criar ambientes propícios para que isso aconteça. Temos muitas verticais de várias temáticas e o Polo é um reconhecimento que vai impulsionar a geração de novas ideias e negócios no setor, na região”, pontua o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Agostini.
As ações para a formalização do Polo iniciaram ainda em 2019, com o apoio do Sebrae e do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, do Mapa. Agora, o grupo formado por cooperativas, empresas inovadoras, instituições financeiras e de ensino e empreendedores, pretende planejar ações a partir da realidade local e, com isso, articular a criação de um banco de dados, implementação de políticas públicas, ampliação das exportações, melhorias técnicas e apoio do Mapa por meio de acordos comerciais do governo brasileiro.
Durante a reunião ocorreu o pré-lançamento do Agro Hub Brasil, um portal que visa reunir informações sobre todos os ecossistemas de inovação do País. Segundo o coordenador geral de inovação aberta do Mapa, Daniel Trento, com o portal espera-se maior coerência entre as ações realizadas pelos ecossistemas de inovação, fomentando o diálogo e, principalmente, servindo como uma vitrine das mais diversas iniciativas inovadoras que estão sendo realizadas.
“O lançamento oficial será em março, mas trouxemos a apresentação prévia para o Show Rural por entendermos a importância do tema para o evento. Estamos incentivando cada vez mais a inovação no agro e a atuação dos ecossistemas é essencial para coordenar e guiar esse trabalho. Mas, é preciso ter mais unidade entre as informações e, por isso, o site é um primeiro passo importante para darmos mais visibilidade e, também, organizar o que está ocorrendo pelo Brasil”, explica Trento.
O espaço do Agro Hub Brasil conta com conteúdos divididos por temáticas, tais como ecossistemas de inovação; ambientes de inovação; startups; iniciativas de inovação; universidades e ICTs (Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação), produtores rurais; financiamento e fomento; calendário e notícias. O grande destaque, porém, é do Radar AgTech, que é um mapeamento em constante atualização sobre os números e segmentos de atuação das startups de todo o Brasil.
Para o coordenador geral do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, tanto a reunião quanto o pré-lançamento foram importantes, pois ocorrem em um local onde o agronegócio está em evidência o tempo todo e, por isso, oportuniza discussões bastante específicas.
“A chancela do ministério norteia e mostra que para o ecossistema funcionar, os participantes precisam se despir do ego para executar aquilo que de fato é importante para o todo. Com trabalhos assim, é isso que acontece: temos um grupo formado por pessoas diferentes, mas que possuem um objetivo em comum. Tanto o GT quanto o portal vão ajudar nessa missão, pois ambos irão aproximar, congregar e fortalecer”, enfatiza Neto.
O portal Agro Hub Brasil será lançado em março, mas já está disponível para acesso através deste link.
Mais informações: www.pr.agenciasebrae.com.br